PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Operação do MPCE mira membros de torcidas organizadas que planejaram tumultos em dias de jogos

Os alvos dos mandados foram proibidos pela Justiça de frequentar quaisquer eventos esportivos que envolvam os clubes Ceará e Fortaleza

Compartilhe
Operação do MPCE mira membros de torcidas organizadas que planejaram tumultos em dias de jogos
Foto: GCMais

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) deflagrou na manhã desta terça-feira (27) a terceira fase da Operação "Apito Final", que investiga membros de torcidas organizadas que teriam planejado tumultos em dias de jogos de futebol no estado.

Segundo o MP, foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão em residências dos suspeitos na capital cearense e no município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortlaeza (RMF). As ações foram realizadas por meio do Núcleo de Investigação Criminal (Nuinc), com apoio do Departamento Técnico Operacional (DTO) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).

Durante a operação, realizada a pedido do Nuinc e autorizada pela 10ª Vara Criminal de Fortaleza, foram apreendidos celulares, HDs e computadores que vão orientar os próximos passos das investigações do MP cearense.

Leia também: Polícia apreende celular e tablet da mãe de namorado de Isabelle Caracristi
PUBLICIDADE

Os alvos dos mandados de busca e apreensão também foram proibidos pela Justiça de frequentar quaisquer eventos esportivos que envolvam os clubes Ceará e Fortaleza. Eles poderão responder pelos crimes de tumulto, associação criminosa, homicídio, lesão corporal grave e seguida de morte, entre outros.

A terceira fase foi deflagrada após análise dos materiais apreendidos em operações anteriores, que apontavam a atuação de integrantes das organizadas no planejamento de ataques a outras torcidas. A investigação apontou, ainda, que os suspeitos fabricavam explosivos e usavam, nas ações, armas de fogo em situação irregular.

PUBLICIDADE

Início da investigação

PUBLICIDADE

A Operação Apito Final foi deflagrada, inicialmente, em abril de 2024 – sendo a etapa atual a terceira fase da operação. À época, o MP informou que foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em quatro sedes de torcidas organizadas vinculadas ao Ceará Sporting Club e ao Fortaleza Esporte Clube. As torcidas envolvidas nas investigações, na ocasião, eram: Leões da TUF, Irmandade Tricolor, Cearamor e Movimento Organizado Força Independente (MOFI).

PUBLICIDADE

As investigações apontavam que as principais sedes e subsedes das torcidas organizadas por vezes funcionam como ponto de apoio para facilitar a organização de confrontos. O MP também aponta que esses locais são usados como depósito de materiais contundentes e artefatos explosivos e que seriam usados para planejar e organizar “pistas” (brigas em locais públicos).

Já na segunda fase, em setembro de 2024, a operação cumpriu nove mandados de busca e apreensão contra integrantes das torcidas. Nessa fase, foram apreendidos aparelhos celulares, documentos e R$ 13 mil em espécie. As medidas de busca e apreensão foram deferidas pela 10ª Vara Criminal da Comarca de Fortaleza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Denúncias

A população pode contribuir com investigações das forças de segurança repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via "e-denúncias", o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

PUBLICIDADE
Leia também
Polícia apreende celular e tablet da mãe de namorado de Isabelle Caracristi
Caso Isabelle Caracristi
Polícia apreende celular e tablet da mãe de namorado de Isabelle Caracristi
20 de set. de 2026 - 20:33
Baleia de 15 metros encontrada morta em Icapuí é enterrada neste domingo
ICAPUÍ
Baleia de 15 metros encontrada morta em Icapuí é enterrada neste domingo
20 de set. de 2026 - 19:53
Caso Isabelle: Governador do Ceará se manifesta e afirma que "nada ficará sem resposta"
INVESTIGAÇÃO
Caso Isabelle: Governador do Ceará se manifesta e afirma que "nada ficará sem resposta"
20 de set. de 2026 - 19:12