A paralisação do governo dos EUA afeta metade das agências federais, com mais de 700 mil funcionários em licença não remunerada ou trabalho sem pagamento
Perfil da Embaixada dos EUA no Brasil anuncia que vai parar de funcionar após paralisação orçamentária
O perfil da Embaixada dos EUA no Brasil, no Instagram, anunciou que suspenderá parcialmente suas atividades devido à paralisação orçamentária (shutdown) do governo norte-americano, iniciada neste sábado (31).

O perfil oficial da embaixada informou que ficará restrito a comunicados urgentes de segurança, enquanto serviços essenciais como emissão de passaportes e vistos prosseguem “enquanto a situação permitir”. A medida é consequência do impasse no Congresso dos EUA, que não aprovou o orçamento federal até a meia-noite de sexta, afetando agências diplomáticas globalmente.
Este é o segundo shutdown em três meses, após o mais longo da história em outubro-novembro de 2025, motivado por disputas sobre financiamento do Departamento de Segurança Interna (DHS) e imigração. O Senado aprovou um pacote parcial (71 a 29), mas a Câmara, em recesso, só analisa na segunda (2), prorrogando o bloqueio que afeta mais de 700 mil funcionários federais.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Entenda
O governo dos Estados Unidos iniciou uma paralisação orçamentária parcial (shutdown) na madrugada de sábado (31 de janeiro de 2026), após o Congresso falhar em aprovar o pacote completo de 12 leis de financiamento anual antes do prazo de meia-noite de sexta-feira.
O bloqueio decorre de disputas sobre o financiamento do Departamento de Segurança Interna (DHS), especialmente o Serviço de Imigração e Controle de Alfândega (ICE), após mortes de manifestantes em operações anti-imigração em Minneapolis: Alex Pretti (24/01) e Renee Good dias antes, atiçando protestos e pressão democrata para barrar verbas. Apesar de republicanos terem maioria nas casas legislativas sob Trump, o Senado aprovou projeto parcial (71 a 29) para cinco dos seis pacotes principais mais extensão temporária ao DHS, mas a Câmara, em recesso, só vota segunda-feira (2).
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
A paralisação afeta metade das agências federais, com mais de 700 mil funcionários em licença não remunerada ou trabalho sem pagamento, exceto serviços essenciais como segurança nacional e controle de tráfego aéreo. Representações diplomáticas, como a Embaixada dos EUA no Brasil, suspenderam redes sociais a emergências e serviços consulares “enquanto possível”, impactando vistos e passaportes. Prejuízos iniciais são mínimos por duração curta, mas recordam o shutdown anterior de 43 dias (out-nov/2025), que custou US$ 15 bilhões.
Analistas preveem fim rápido: acordo bipartidário com aval de Trump sinaliza votação na Câmara dia 2, possivelmente com orçamento temporário até setembro ou negociações separadas para DHS nas próximas semanas. A Casa Branca, via Escritório de Orçamento (OMB), ativa planos de contingência e “espera paralisação breve”.
Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Confira na íntegra a mensagem divulgada pelo perfil da Embaixada dos EUA no Brasil após a paralisação orçamentária do governo norte-americano:
Devido à paralisação orçamentária, esta conta do Instagram não será atualizada regularmente até a retomada total das operações, exceto para informações urgentes de segurança.
No momento, os serviços de passaporte e visto programados nos Estados Unidos e em Embaixadas e Consulados dos EUA no exterior continuarão durante a paralisação orçamentária enquanto a situação permitir.
Para informações sobre nossos serviços e status de funcionamento, visite travel.state.gov
Leia também | Trump confirma convite a Lula para integrar Conselho da Paz de Gaza: “gosto dele”

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Padre Ferdinando Mancílio viraliza ao criticar marcha de Nikolas Ferreira

Banco Master recebeu ultimato do BC sob Campos Neto um ano antes de ser liquidado

Lula tem evolução satisfatória após cirurgia de catarata
