shutdown

Perfil da Embaixada dos EUA no Brasil anuncia que vai parar de funcionar após paralisação orçamentária

A paralisação do governo dos EUA afeta metade das agências federais, com mais de 700 mil funcionários em licença não remunerada ou trabalho sem pagamento

Compartilhe:
1 de fevereiro de 2026
Portal GCMAIS

O perfil da Embaixada dos EUA no Brasil, no Instagram, anunciou que suspenderá parcialmente suas atividades devido à paralisação orçamentária (shutdown) do governo norte-americano, iniciada neste sábado (31).

Perfil da Embaixada dos EUA no Brasil anuncia que vai parar de funcionar após paralisação orçamentária
Foto: Divulgação

O perfil oficial da embaixada informou que ficará restrito a comunicados urgentes de segurança, enquanto serviços essenciais como emissão de passaportes e vistos prosseguem “enquanto a situação permitir”. A medida é consequência do impasse no Congresso dos EUA, que não aprovou o orçamento federal até a meia-noite de sexta, afetando agências diplomáticas globalmente.

Este é o segundo shutdown em três meses, após o mais longo da história em outubro-novembro de 2025, motivado por disputas sobre financiamento do Departamento de Segurança Interna (DHS) e imigração. O Senado aprovou um pacote parcial (71 a 29), mas a Câmara, em recesso, só analisa na segunda (2), prorrogando o bloqueio que afeta mais de 700 mil funcionários federais.

 >>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Entenda

O governo dos Estados Unidos iniciou uma paralisação orçamentária parcial (shutdown) na madrugada de sábado (31 de janeiro de 2026), após o Congresso falhar em aprovar o pacote completo de 12 leis de financiamento anual antes do prazo de meia-noite de sexta-feira.

O bloqueio decorre de disputas sobre o financiamento do Departamento de Segurança Interna (DHS), especialmente o Serviço de Imigração e Controle de Alfândega (ICE), após mortes de manifestantes em operações anti-imigração em Minneapolis: Alex Pretti (24/01) e Renee Good dias antes, atiçando protestos e pressão democrata para barrar verbas. Apesar de republicanos terem maioria nas casas legislativas sob Trump, o Senado aprovou projeto parcial (71 a 29) para cinco dos seis pacotes principais mais extensão temporária ao DHS, mas a Câmara, em recesso, só vota segunda-feira (2).

 >>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

A paralisação afeta metade das agências federais, com mais de 700 mil funcionários em licença não remunerada ou trabalho sem pagamento, exceto serviços essenciais como segurança nacional e controle de tráfego aéreo. Representações diplomáticas, como a Embaixada dos EUA no Brasil, suspenderam redes sociais a emergências e serviços consulares “enquanto possível”, impactando vistos e passaportes. Prejuízos iniciais são mínimos por duração curta, mas recordam o shutdown anterior de 43 dias (out-nov/2025), que custou US$ 15 bilhões.

Analistas preveem fim rápido: acordo bipartidário com aval de Trump sinaliza votação na Câmara dia 2, possivelmente com orçamento temporário até setembro ou negociações separadas para DHS nas próximas semanas. A Casa Branca, via Escritório de Orçamento (OMB), ativa planos de contingência e “espera paralisação breve”.

 Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Confira na íntegra a mensagem divulgada pelo perfil da Embaixada dos EUA no Brasil após a paralisação orçamentária do governo norte-americano:

Devido à paralisação orçamentária, esta conta do Instagram não será atualizada regularmente até a retomada total das operações, exceto para informações urgentes de segurança.

No momento, os serviços de passaporte e visto programados nos Estados Unidos e em Embaixadas e Consulados dos EUA no exterior continuarão durante a paralisação orçamentária enquanto a situação permitir.

Para informações sobre nossos serviços e status de funcionamento, visite travel.state.gov

Leia também | Trump confirma convite a Lula para integrar Conselho da Paz de Gaza: “gosto dele”

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.