Gestão municipal diz que tomou conhecimento da iniciativa particular e adotou medidas para reverter a alteração.
Parque Rio Branco: Prefeitura diz que estacionamento segue gratuito após instalação de grades e pórtico
Frequentadores do Parque Urbano Rio Branco, localizado no bairro Joaquim Távora, em Fortaleza, foram surpreendidos recentemente com mudanças no estacionamento do espaço público. A área, situada na Avenida Pontes Vieira, recebeu grades e um pórtico com sinalização de entrada e saída, dando a impressão de que poderia haver cobrança pelo uso do estacionamento, que passou a ser identificado como “Parking Rio Branco”.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A prefeitura de Fortaleza se manifestou sobre a situação, informando que tomou conhecimento da iniciativa particular e adotou medidas para reverter a alteração. Em comunicado, a gestão assegurou que “não haverá qualquer tipo de cobrança pelo uso do estacionamento localizado na entrada do Parque Rio Branco” e que o pórtico instalado será removido. A identidade do responsável pela estrutura e eventuais notificações ou multas não foram divulgadas.
O Parque Urbano Rio Branco é uma área verde pública que abriga a nascente do Riacho Rio Branco e tem sua origem em janeiro de 1976, com a criação da “Zona de Preservação Paisagística”, conforme o decreto municipal nº 4628. Transformado em parque na década de 1990, o espaço passou por requalificação e foi reinaugurado em agosto de 2024, após investimento de cerca de R$ 8 milhões, que visou melhorar a segurança e a higiene do local.
Hoje, o parque oferece diversas opções de lazer e esportes para a população, incluindo trilhas, praças internas, academias ao ar livre, playgrounds, campo de futebol, quadras esportivas e um anfiteatro. Aos fins de semana, o espaço registra intensa movimentação de frequentadores de todas as idades.
O episódio das grades e do pórtico gerou preocupação entre usuários, que temiam a cobrança pelo estacionamento ou a privatização do espaço. A Prefeitura de Fortaleza e a Autarquia Municipal de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), responsável pela administração do parque, reforçaram que a iniciativa foi motivada apenas para coibir o estacionamento irregular na entrada e que a medida é temporária.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O que diz a prefeitura
A Autarquia Municipal de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), responsável pela administração do Parque Rio Branco, informa que a instalação de grades na área localizada na entrada da Avenida Pontes Vieira teve como objetivo coibir o estacionamento irregular que vinha ocorrendo no local. O órgão esclarece que a medida não está relacionada à exploração comercial do espaço. As grades terão caráter temporário e serão retiradas.
A Prefeitura de Fortaleza informa que não haverá qualquer tipo de cobrança pelo uso do estacionamento localizado na entrada do Parque Rio Branco, na Avenida Pontes Vieira. A gestão municipal tomou conhecimento sobre a iniciativa particular de instalação de pórtico e gradeamento na área de estacionamento do equipamento e adotou as providências necessárias para reverter a situação. O pórtico instalado será retirado.
Ver essa foto no Instagram
Leia também | Curso de Medicina da Uece alcança nota máxima em avaliação nacional e se destaca entre os melhores do país

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Alece promove evento gratuito com foco na saúde e no bem-estar animal neste sábado (7)

Operação do MPCE investiga superfaturamento de contratos em Pires Ferreira, no Ceará

Câmara de Fortaleza já teve diferentes sedes ao longo da história antes do retorno ao Centro; veja onde funcionaram
