ESTRUTURA

Parte do antigo terminal do Aeroporto de Fortaleza começa a ser desmontada após 25 anos desativada

Decisão foi motivada por questões de segurança, em razão do comprometimento estrutural da edificação

Compartilhe:
6 de fevereiro de 2026
Paulo Martins

Desativada há mais de duas décadas, parte da estrutura do antigo terminal de passageiros do Aeroporto de Fortaleza, localizado no bairro Vila União, está sendo desmontada. A informação foi confirmada pela Fraport Brasil — Fortaleza, concessionária que administra o aeroporto desde 2017. Segundo a empresa, a decisão foi motivada por questões de segurança, em razão do comprometimento estrutural da edificação.

Parte do antigo terminal do Aeroporto de Fortaleza começa a ser desmontada após 25 anos desativada
Foto: Reprodução

De acordo com a Fraport, a desmobilização é parcial e ocorre após avaliações técnicas apontarem condições inadequadas da estrutura, que não é utilizada desde a transferência das operações para o atual terminal. A concessionária afirma que a medida tem como objetivo principal evitar riscos à população e aos trabalhadores que circulam pela área.

O antigo Aeroporto Pinto Martins tem forte relevância histórica para a aviação cearense. A origem do equipamento remonta à década de 1930, com a criação da pista de aviação do Alto da Balança. Em 1966, foi inaugurado o primeiro terminal de passageiros na área da Vila União, que passou a concentrar as operações aéreas da capital por mais de três décadas.

Em fevereiro de 1998, com a inauguração do novo terminal de passageiros na Avenida Senador Carlos Jereissati, as atividades foram transferidas para a atual localização. A partir de então, o antigo terminal deixou de receber voos comerciais e passou a funcionar como Terminal de Aviação Geral (TAG), voltado a serviços de táxi-aéreo e voos particulares.

Com a concessão do aeroporto à Fraport Brasil, o funcionamento do TAG foi descontinuado naquela área. A empresa esclarece, no entanto, que o Terminal de Aviação Geral atualmente opera em outro espaço, sob responsabilidade da empresa JetFOR, e não será impactado pelas intervenções no antigo terminal. Ainda não há definição sobre a destinação futura da área após a conclusão do desmonte.

Nota completa da Fraport sobre o tema

A Fraport Brasil – Fortaleza informa que uma parte da estrutura do Antigo Terminal de Passageiros do Aeroporto de Fortaleza está sendo desmobilizada. A medida se fez necessária em razão do comprometimento da edificação, que se encontra desativada há muitos anos.

O Antigo Terminal de Passageiros deixou de operar com a inauguração do novo terminal, em 1998, localizado na Avenida Senador Carlos Jereissati, onde atualmente ocorrem todas as operações de embarque e desembarque do aeroporto.

A desmobilização parcial da estrutura tem como principal finalidade garantir a segurança de todos, uma vez que a edificação apresentava condições estruturais inadequadas.

No momento, não há definição sobre a futura utilização do espaço após a conclusão dessa operação.

A Fraport Brasil esclarece ainda que o Terminal de Aviação Geral (TAG) não funciona na área do antigo terminal. O TAG opera ao lado, no espaço operado pela empresa JetFOR, e não será impactado.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Leia também | Trio é preso por operar drone com celulares e drogas perto de presídios no Ceará

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.