CULTURA E COMÉRCIO

Centro Dragão do Mar e Av. Monsenhor Tabosa atraem turistas na Praia de Iracema

Av. Monsenhor Tabosa se consolidou como um dos maiores polos de moda do estado

Compartilhe:
9 de fevereiro de 2026
Portal GCMAIS

A Praia de Iracema, em Fortaleza, é palco de história, comércio e cultura. A Avenida Monsenhor Tabosa, que abriga mais de 300 lojas de produtos e serviços, é um dos pontos mais movimentados e tradicionais da capital cearense. Com quase dois quilômetros, a avenida nasceu como Rua do Seminário, em homenagem ao Seminário da Prainha, e em 1935 foi rebatizada em homenagem ao jornalista e religioso Monsenhor Tabosa. Nos anos 1980, se consolidou como um dos maiores polos de moda do estado, atraindo comerciantes, moradores e turistas.

Centro Dragão do Mar e Av. Monsenhor Tabosa atraem turistas na Praia de Iracema
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Avenida Monsenhor Tabosa: tradição e retomada do movimento

Sérgio Barão, um dos pioneiros do comércio na região, lembra: “É uma vida, 48 anos, 50 anos, 50 anos aqui. Eu fundei minha empresa, comecei aqui do zero, meu filho nasceu, tudo se criou aqui.”

Hoje, sua filha Márcia Oliveira é presidente da Associação dos Logistas da Monsenhor Tabosa e mostra locais históricos como a Tamancolândia, primeira loja que deu início ao movimento de moda. Segundo comerciantes e visitantes, a avenida tem retomado o movimento após a pandemia:

“Agora tô achando bem melhor, o povo tá voltando, né? Antes tava muito ruim… e agora tá tudo maravilhoso”, comenta uma turista que veio de Belém.

Empresários também retomam investimentos na avenida. Rose Nobre, por exemplo, reabriu sua loja na Monsenhor Tabosa:

“Agora eu voltei porque aqui é meu lugar, tem energia leve, energia da praia… você está sempre conversando com pessoas novas, tem turista o tempo todo.”

Dragão do Mar: o coração cultural de Fortaleza

No começo da avenida, está o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, um complexo que reúne museus, teatros, planetário e espaços de música e cinema. Camila Rodrigues, superintendente do Dragão do Mar, explica:

“Temos dois museus importantes, o Museu de Arte Contemporânea e o Museu de Cultura Cearense, um anfiteatro, teatro… O Fausto Nilo cria uma referência da arquitetura searense. Os cobogós remetem às casas de farinha do interior e aos quilombos, e a ponte metálica faz referência à Kixeramubim.”

Visitantes se encantam com a diversidade cultural do local. Um casal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, disse:

“Foi muito interessante, não tinha ideia da magnitude do que é aqui dentro… saímos com um banho de cultura, encantados. Dá pra voltar? Com certeza, voltaria muitas outras vezes.”

O complexo abriga ainda a passarela que liga os dois lados do Dragão do Mar, remetendo a uma antiga ponte da linha férrea de Quixiramubim, e obras de artistas locais, como Zé Tarcísio, que reforçam a sensação de amplitude e infinitude do espaço. O Amfiteatro Sérgio Mota recebe shows e eventos de cinema, e o Planetário Rubens de Azevedo é considerado um dos mais modernos do país.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Memória e emoção: histórias que marcam o Dragão

Entre os destaques do Dragão do Mar está a estátua de Chico da Matilde, símbolo de resistência dos jangadeiros, e eventos que encantam o público. A aposentada Paulina Rolim relembra: “Meu evento preferido foi um musical sobre as músicas do Roberto Carlos… era um balé, lindo, lindo. Gostei muito.”

Assim, a Praia de Iracema se consolida como polo de turismo, moda e cultura, unindo tradição, lazer e experiências únicas para visitantes e moradores, reafirmando seu papel como coração pulsante de Fortaleza.

Leia também | Reduto boêmio de Fortaleza, Praia de Iracema é inspiração para artistas e símbolo de resistência cultural

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.