A data é celebrada desde 2005 e tem como objetivo incentivar práticas de prevenção para reduzir riscos no ambiente digital
Dia Mundial da Internet Segura ressalta a importância do uso responsável da tecnologia
Nesta terça-feira (10) é celebrado o Dia Mundial da Internet Segura, data criada para chamar a atenção da sociedade sobre a importância do uso responsável da tecnologia. Apesar dos benefícios proporcionados pela internet, como acesso rápido à informação, comunicação facilitada, compras online e serviços bancários mais acessíveis, o ambiente virtual também é utilizado por criminosos para a prática de golpes e outros crimes.

Um dos exemplos recentes é o chamado “golpe do falso advogado”. O advogado João Cláudio Holanda teve a imagem e informações profissionais utilizadas por golpistas que tentaram enganar clientes por meio de aplicativo de troca de mensagens. Segundo ele, os criminosos usaram dados públicos disponíveis em processos judiciais para dar credibilidade à fraude.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
“No meu caso, eles tentaram se passar por mim utilizando minha foto, entrando em contato com clientes e utilizando informações que são públicas, informações que constam em processos judiciais. Eles alegavam que tinham valores a ser recebidos, falsificaram alguns documentos, mas felizmente os clientes entraram em contato com o nosso escritório para confirmar aquela informação, já sob suspeita que seria um possível golpe”, explicou ele à equipe de reportagem da TV Cidade Fortaleza.
O Dia Mundial da Internet Segura é celebrado desde 2005, sempre na segunda terça-feira de fevereiro, e tem como objetivo incentivar práticas de prevenção para reduzir riscos no ambiente digital. Entre as orientações, especialistas destacam cuidados básicos de segurança, como o fortalecimento de senhas e atenção ao conteúdo acessado.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
A advogada Diane Falcão ressalta que algumas medidas simples podem ajudar a evitar golpes. “As pessoas podem ter, sim, um cuidado ou pelo menos amenizar para não cair em golpe, que seria a questão da senha, colocar uma senha segura. A verificação em duas etapas também ajuda. Verificar o conteúdo que você está consumindo e não clicar em links que pessoas enviam que vocês não conhecem”, pontua.
O uso da internet por crianças e adolescentes também exige atenção constante por parte de pais e responsáveis. Segundo Diane Falcão, há riscos relacionados ao consumo de conteúdos inadequados e ao aliciamento de menores. “Cuidado com o que os seus filhos consomem na internet, porque hoje o que tem é aliciamento de crianças e adolescentes, vídeos que comprometem que as crianças não podem estar consumindo. Então uma atenção redobrada nesse momento é essencial.”
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
No Brasil, a legislação prevê punições específicas para crimes praticados no ambiente digital. Entre elas está a Lei Carolina Dieckmann, que trata da invasão de dispositivos eletrônicos, além de agravantes para crimes como furto, difamação e extorsão quando cometidos com o uso da tecnologia.
Para quem se torna vítima de golpes virtuais, a orientação é buscar apoio jurídico e registrar a ocorrência. “Viu que caiu em um golpe? Procure um advogado de sua confiança, faça o boletim de ocorrência, procure ajuda do seu banco e aí você vai estar mais seguro”, orienta Diane Falcão.
Leia também | Prevenção a afogamentos: saiba os cuidados antes de entrar na água durante o Carnaval

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Corpo de babá cearense morta em Portugal será trasladado para Fortaleza nesta sexta-feira (13)

Real Time Big Data: Lula lidera todos os cenários de 1º turno contra Flávio, Ratinho Jr., Caiado e Eduardo Leite

Morre Brad Arnold, vocalista do 3 Doors Down, aos 47 anos, vítima de câncer renal em estágio 4
