A novela Rainha da Sucata, atual reprise do Vale a Pena Ver de Novo, é exibida de segunda-feira a terça-feira, na Globo; veja o resumo e saiba que horas começa.
Resumo de hoje, quinta-feira (12/02), de Rainha da Sucata
Saldanha conta a Neiva e Maria do Carmo que sua mulher é paralítica e não queria contar a verdade porque se apaixonou. Paula tenta convencer Alaíde a ficar com Rafael, mesmo eles sendo irmãos. Neiva expulsa Saldanha de sua casa. Lena pede à filha que não se deixe influenciar pelas palavras de Paula. Renato manda Caio ir à Suíça e lhe dar o dinheiro ou matará Mariana. Jonas providencia tudo para Caio e Adriana viajarem. Alaíde procura Rafael. Renato vê Laurinha se registrar no hotel em que ele está.
Renato e Mariana saem sem serem notados. Neiva e Saldanha se encontram por acaso na casa de Lena. Alaíde pede a Rafael que tente se apaixonar por outra pessoa. Neiva confessa a Saldanha não quer mais ficar com ele, porque não suportaria ser “a outra”.
Renato leva Mariana para um chalé no meio de um bosque, a faz dormir e a deixa presa lá. Paula e Rafael decidem serem apenas amigos. Adriana e Laurinha se encontram no hotel suíço. Edu vê Maria do Carmo e descobre que ela voltou a vender sucata.
A situação de Maria do Carmo deixa Edu abalado. Adriana mente para a mãe, dizendo que está a Suíça só para acompanhar o professor em suas conferências. Caio encontra Renato e explica que uma chave do cofre está com Laurinha e a outra, com Julien.
Renato manda Adriana atrasar a mãe enquanto ele e Caio procuram Julien. Os dois descobrem que Julien sumiu. Laurinha deixa Adriana com Isabelle e vai ao banco. Edu confessa a Paula que quer ajudar Maria do Carmo. Laurinha entra no cofre-forte do banco.
Que horas começa “Rainha da Sucata”?
A novela “Rainha da Sucata”, exibida no “Vale a Pena Ver de Novo”, começa hoje, quinta-feira (12/02), às 17h05, após a exibição dos jogos das olimpíadas de inverno 2026.
Sobre a novela
A novela "Rainha da Sucata" foi criada por Silvio de Abreu e contou com a direção geral e de núcleo de Jorge Fernando, além da direção de Fábio Sabag, Mário Márcio Bandarra e Jodele Larcher. O autor destaca que a afinidade entre equipe, elenco e roteiro foi fundamental para o sucesso da trama, que se tornou uma grande referência da dramaturgia brasileira no início dos anos 1990. O elenco era estelar, com nomes como Regina Duarte, Glória Menezes, Tony Ramos, Renata Sorrah, Claudia Raia, Raul Cortez, entre outros, reforçando a força e o apelo da novela.
"Rainha da Sucata" aborda temas como a ascensão social, os choques entre classes, o poder da ambição e as intrigas familiares. A trama mescla drama, romance e comédia, explorando o contraste entre a mulher simples e batalhadora que enriquece vendendo ferro-velho e a decadente elite paulistana que enfrenta a perda de prestígio e poder. A tensão entre esses mundos refletia questões sociais brasileiras da época, tornando a novela uma obra relevante para seu tempo, além de apresentar personagens marcantes com conflitos humanos profundos.
O impacto da novela foi grande, não apenas pela audiência elevada, mas também pela influência cultural e social que exerceu. Estreada em um momento desafiador politicamente, a trama precisou ser adaptada com rapidez para acompanhar mudanças como o confisco da poupança pelo governo Collor, o que é prova do profissionalismo da equipe. "Rainha da Sucata" continua sendo celebrada como um marco da teledramaturgia brasileira, cuja mistura de humor, emoção e crítica social permanece atual e atraente para novas gerações.
A reprise da novela "Rainha da Sucata" no Vale a Pena Ver de Novo está sendo exibida atualmente no horário das 17h15, logo após a Sessão da Tarde, na Globo.
Leia também | Confira as outras novelas




