NA SEXTA-FEIRA (27)

Ministro Edson Fachin e presidentes de tribunais se reúnem no XIX Consepre em Fortaleza

Programação do último dia inclui a apresentação oficial do XX Consepre e o anúncio da cidade que sediará a próxima edição do evento

Compartilhe:
23 de fevereiro de 2026
Portal GCMAIS

A reunião com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, será um dos momentos centrais do último dia do XIX Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), que acontece entre os dias 25 e 27 deste mês, em Fortaleza. O encontro com o magistrado está previsto para sexta-feira (27) e deve reunir presidentes de tribunais de todo o país para debater pautas institucionais e o fortalecimento do Judiciário brasileiro.

Ministro Edson Fachin e presidentes de tribunais se reúnem no XIX Consepre em Fortaleza
Ministro Edson Fachin

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Além da reunião com o ministro do STF, a programação do último dia inclui a apresentação oficial do XX Consepre e o anúncio da cidade que sediará a próxima edição do evento. O encontro tem como foco a modernização do Judiciário, a troca de experiências administrativas e o alinhamento de estratégias entre os tribunais estaduais.

A abertura oficial do XIX Consepre será realizada no Theatro José de Alencar, no Centro da Capital, com sessão solene e homenagem aos ex-presidentes do Conselho. Já na quinta-feira (26), as atividades seguem no Hotel Gran Marquise, com destaque para o painel do ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, que abordará temas relacionados à atuação institucional e às políticas públicas voltadas ao sistema de Justiça.

O Tribunal de Justiça do Ceará foi anunciado como sede do XIX Encontro em novembro do ano passado, durante a edição anterior realizada em Belo Horizonte. Na ocasião, o desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, presidente do TJCE, foi eleito para a presidência do Consepre, reforçando o protagonismo do Judiciário cearense no cenário nacional.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Realizado quatro vezes ao ano em diferentes estados, o Consepre busca fortalecer o diálogo com instituições como o Conselho Nacional de Justiça e os Tribunais Superiores, além de promover a adoção de boas práticas de gestão em todas as cortes do país. O evento reúne as principais lideranças do Judiciário estadual para discutir soluções conjuntas e aprimorar a prestação jurisdicional.

A escolha de Fortaleza como cidade-sede também reconhece o histórico do Judiciário cearense em momentos marcantes da Justiça no Brasil e no mundo, além de destacar personalidades ligadas ao Estado, como Auri Moura Costa e Clóvis Beviláqua, referências na história jurídica nacional.

Leia também | Ministro da Justiça, Wellington César Lima, participa de painel no XIX Consepre em Fortaleza

 >>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.