A Receita Federal vai anunciar no dia 17 de março as regras para a declaração do Imposto de Renda 2026. O anúncio será feito durante uma coletiva de imprensa marcada para as 10h, em Fortaleza.
A apresentação ocorrerá no Espaço CrerSER, no prédio do Ministério da Gestão e da Inovação, e contará com a participação de representantes da Receita Federal na região, que devem detalhar calendário, prazos e orientações para os contribuintes.
Todos os anos, a Receita divulga nessa coletiva as principais informações da declaração, como período de envio, programa utilizado e critérios de obrigatoriedade para prestar contas ao Fisco.
Imposto de Renda 2026 terá nova faixa de isenção
Entre as mudanças já anunciadas para 2026 está a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês. A medida passou a valer a partir de janeiro deste ano e deve beneficiar milhões de brasileiros.
Contribuintes com renda mensal de até esse valor ficam totalmente isentos do pagamento do imposto, enquanto quem recebe entre R$ 5 mil e R$ 7.350 terá redução gradual na cobrança.
A tabela progressiva tradicional do Imposto de Renda permanece a mesma, mas o governo criou um mecanismo de redução do imposto para garantir a ampliação da faixa de isenção.
Declaração considera rendimentos do ano anterior
A declaração do Imposto de Renda entregue em 2026 considera os rendimentos obtidos em 2025. Já as mudanças aplicadas aos salários pagos em 2026 devem impactar a declaração apresentada apenas em 2027.
A expectativa é que, durante o anúncio das regras, a Receita Federal confirme também o prazo oficial para envio das declarações, que tradicionalmente começa em março e segue até o fim de maio.




