A janela partidária provocou mudanças nas bancadas da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) após o prazo para troca de siglas, encerrado na última sexta-feira, 3. Ao todo, 15 deputados estaduais mudaram de partido durante o período, o que representa cerca de 32% dos parlamentares da Casa. As alterações impactam diretamente o equilíbrio político e as articulações para as eleições de 2026.
A movimentação ocorreu dentro da chamada janela partidária, fase em que parlamentares podem trocar de legenda sem perder o mandato. O processo resultou no esvaziamento de três bancadas: Avante, Cidadania e União Brasil, sendo este último parte de uma estratégia da oposição no Estado.
Com isso, partidos cresceram e outros perderam espaço na Alece. O PSDB foi o principal destaque, ao ampliar sua bancada e se consolidar como a terceira maior da Casa, atrás apenas de PSB e PT.
Janela partidária na Alece altera equilíbrio entre governistas e oposição
A reconfiguração das bancadas na Alece reflete diretamente nas articulações políticas para os próximos anos. O PSDB passou a contar com sete deputados estaduais após receber parlamentares vindos do PDT e do União Brasil, além de já possuir uma cadeira. A movimentação está ligada à estratégia da oposição para fortalecer o grupo visando as eleições de 2026.
O PSB também ampliou presença, chegando a 11 deputados com novas filiações. Já o PT mantém a segunda maior bancada, com nove parlamentares, mesmo após perder uma deputada durante o período.
Outros partidos também cresceram, como MDB, Republicanos e PL. Por outro lado, siglas como PDT e PP tiveram redução no número de representantes, refletindo disputas internas e rearranjos políticos no Estado.
Bancadas da Alece após a janela partidária
Confira como ficou a composição das bancadas na Alece após a janela partidária:
MDB
- Agenor Neto
- Danniel Oliveira
- Davi de Raimundão
- Ap. Luiz Henrique (recém-saído do Republicanos)
PCdoB
- Alysson Aguiar
PDT
- Juliana Lucena (recém-saída do PT)
PL
- Alcides Fernandes
- Carmelo Neto
- Dra. Silvana
- Lucinildo Frota (recém-saído do PDT)
PP
- Zezinho Albuquerque
PSB
- Guilherme Landim
- Jeová Mota
- Lia Gomes
- Marcos Sobreira
- Marta Gonçalves
- Osmar Baquit
- Romeu Aldigueri
- Salmito
- Sérgio Aguiar
- Leonardo Pinheiro (recém-saído do PP)
- Lucílvio Girão (recém-saído do PSD)
PSD
- Simão Pedro
- Firmo Camurça (recém-saído do União Brasil)
- Luana Régia (recém-saída do Cidadania)
PSDB
- Emília Pessoa
- Antônio Henrique (recém-saído do PDT)
- Cláudio Pinho (recém-saído do PDT)
- Queiroz Filho (recém-saído do PDT)
- Felipe Mota (recém-saído do União Brasil)
- Heitor Férrer (recém-saído do União Brasil)
- Sargento Reginauro (recém-saído do União Brasil)
Psol
- Renato Roseno
PT
- Bruno Pedrosa
- De Assis Diniz
- Fernando Santana
- Jô Farias
- Júlio César Filho
- Larissa Gaspar
- Missias Dias
- Moisés Braz
- Oriel Filho
PV
- João Jaime (recém-saído do PP)
Republicanos
- David Durand
- Fernando Hugo (recém-saído do PSD)
- Stuart Castro (recém-saído do Avante)




