cidadania

Cidade dos Funcionários, em Fortaleza, surgiu para abrigar servidores públicos e evoluiu ao longo dos anos

Atualmente, a Cidade dos Funcionários reúne uma ampla variedade de serviços, com estabelecimentos comerciais, instituições de ensino e unidades de saúde

Compartilhe:
8 de abril de 2026
Portal GCMAIS

O bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza, surgiu com a proposta de abrigar servidores públicos e, ao longo das décadas, passou por um processo de expansão que o transformou em uma das regiões mais conhecidas da capital cearense. Planejado inicialmente para reduzir a ocupação de áreas centrais, o bairro mantém características de organização urbana e hoje se destaca pela oferta de serviços e opções de lazer.

Cidade dos Funcionários, em Fortaleza, surgiu para abrigar servidores públicos e evoluiu ao longo dos anos
Foto: Reprodução / TV Cidade Fortaleza

 >>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

História do bairro

Localizado na Regional Seis, o bairro faz divisa com áreas como Parque Manibura, Cambeba, Jardim das Oliveiras, Alto da Balança e Messejana. A origem remonta à década de 1950, quando o poder público adquiriu terrenos e iniciou o loteamento voltado, em um primeiro momento, exclusivamente para servidores.

De acordo com o historiador Luan Morais, o projeto foi pensado para atender a uma demanda específica da época:

“O governo loteia, compra esse lote de terras e acaba loteando o que viria a ser as cidades funcionárias, para que os funcionários públicos pudessem ocupar esses espaços. Daí, inclusive, o próprio nome. Inicialmente, esses lotes eram destinados apenas para a aquisição de funcionários públicos, e aí na década de 1970 foi se expandindo cada vez mais. Outras pessoas também puderam eventualmente acessar esses lotes.”

Com o passar dos anos, especialmente a partir da década de 1970, o bairro se expandiu e passou a receber novos moradores. O crescimento seguiu de forma planejada, consolidando a região como um importante polo urbano. Atualmente, a Cidade dos Funcionários reúne uma ampla variedade de serviços, com estabelecimentos comerciais, instituições de ensino e unidades de saúde.

Entre os principais corredores da região estão as avenidas Oliveira Paiva e Desembargador Gonzaga, que concentram fluxo intenso de veículos e grande quantidade de comércios. A estrutura permite que moradores resolvam demandas do dia a dia sem necessidade de deslocamento para outras áreas da cidade.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Lago Jacarey é destaque na Cidade dos Funcionários, em Fortaleza

O bairro também é reconhecido por espaços de convivência, com destaque para o Lago Jacarey, um dos pontos mais frequentados por moradores e visitantes. O local reúne opções de lazer, prática de atividades físicas e alimentação, atraindo pessoas de diferentes regiões da capital. Segundo Luan Morais, a área passou por transformações ao longo do tempo:

“Durante a década de 1980 e 1990, jacarés eram casualmente vistos aqui e foi construído todo esse equipamento urbano aqui em torno do Lago Jacarey. É uma região que é repleta de restaurantes, pequenos comércios, que acabam trazendo os moradores, mas também pessoas que vêm de outras partes de Fortaleza, para se sociabilizarem, para fazer suas atividades físicas ao ar livre. Tudo isso com essa belíssima vista.”

A percepção de segurança e a presença de serviços básicos são apontadas como fatores que contribuem para a permanência de moradores no bairro. A comerciante Fabíola Cardoso afirma: “é um bairro bem tranquilo, seguro, com policiamento aqui… Sempre a gente vê, tem policiamento de bicicleta, viatura. Eu acho que bem mais até que em outros bairros.”

Cidade dos Funcionários, em Fortaleza, surgiu para abrigar servidores públicos e evoluiu ao longo dos anos

Foto: Reprodução / TV Cidade Fortaleza

Infraestrutura e serviços

A infraestrutura também é destacada por quem vive na região. O aposentado Oliveira de França resume a facilidade de acesso a serviços: “tem igreja, tem supermercado aqui ao lado. Tem posto de gasolina, o que você precisar tem.”

Para a aposentada Ana Angélica, o bairro reúne condições que favorecem qualidade de vida. “Eu gosto do ambiente aqui. Aqui é um ambiente muito, muito bom. Eu já estou com 75 anos. Quer dizer, o resto da minha vida vai ser aqui, se Deus quiser.”

O Lago Jacarey também se tornou um importante ponto econômico para trabalhadores locais. A comerciante Fabíola Cardoso destaca a importância da atividade na região: “Aqui a gente trabalha, se diverte ao mesmo tempo. Minha renda vem 100% aqui da Praça do Lago Jacaray. Sou muito feliz e grata aqui ao meu ponto.”

O movimento no entorno do lago é considerado relevante por empresários que atuam no bairro. João Batista Ximenes avalia o potencial de crescimento da área, mas aponta a necessidade de melhorias.

“O movimento daqui é muito interessante. Eu acredito que a tendência é melhorar mais se houver uma infraestrutura melhor, principalmente estacionamento. É um lugar tranquilo em Fortaleza, um lugar prazeroso para se trazer a família. Então normalmente vêm pais, avós, trazendo as crianças. Enfim, aqui é uma área muito interessante culturalmente.”

 Leia também | Corta-Bundas, maníaco do José Walter, virou lenda e ganhou fama nacional

 >>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.