O Parque Zoobotânico de Fortaleza foi reinaugurado na manhã deste sábado (11) durante a programação especial pelos 300 anos da capital cearense. O espaço foi reaberto ao público após um processo de requalificação iniciado em 2023 e reúne áreas de lazer, preservação ambiental e contato com a fauna e flora.
Localizado no bairro Passaré, o equipamento possui cerca de 30 hectares e abriga o Zoológico Municipal Sargento Prata, o Horto Florestal Municipal Falconete Fialho e a Lagoa do Passaré. No local, os visitantes podem observar aproximadamente 350 animais de 86 espécies que representam a diversidade da fauna brasileira.
Zoológico tem 49 recintos para animais
Com o Parque Zoobotânico de Fortaleza reinaugurado, o zoológico passa a contar com 49 recintos preparados para abrigar diferentes espécies. Os espaços foram estruturados para permitir a contemplação dos animais durante a visitação.
A proposta do equipamento é integrar conservação ambiental, educação e lazer, oferecendo ao público um ambiente de contato com a natureza dentro da cidade.
Visitação gratuita durante todo mês de abril
Durante conversa com a imprensa, o prefeito Evandro Leitão confirmou que a visitação será gratuita durante todo o mês de abril, mas a Prefeitura estuda a possibilidade de cobrança simbólica a partir de maio para ajudar no controle de acesso ao espaço.
De acordo com o prefeito, a proposta ainda será enviada à Câmara Municipal de Fortaleza. A ideia é estabelecer um valor considerado baixo, apenas para organizar a entrada e saída de visitantes no parque.
Proposta prevê isenção para pessoas em programas sociais
Ao comentar o tema, Evandro Leitão explicou que o projeto deve garantir gratuidade para pessoas cadastradas em programas sociais.
Segundo ele, a proposta será discutida pelos vereadores, que poderão apresentar sugestões e ajustes ao texto encaminhado pelo Executivo municipal.
Investimento superior a R$ 30 milhões
Durante a cerimônia, Evandro Leitão ressaltou que mais de R$ 30 milhões foram investidos na requalificação do equipamento, cuja reforma começou em 2023.
O gestor afirmou que a entrega do parque ocorre no contexto das comemorações pelos 300 anos da capital cearense e que a população aguardava a reabertura do espaço.
Segundo o prefeito, o conceito do projeto foi criar um ambiente de maior contato com a natureza, oferecendo à população a sensação de estar em meio a uma área de floresta dentro da cidade.




