PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Criminosos são presos por furto de fios em Fortaleza após serem flagradas por câmeras de segurança

Segundo a Polícia Civil, suspeito intimidava a vítima após o fim do relacionamento e ameaçava divulgar imagens íntimas gravadas sem consentimento

Compartilhe
Criminosos são presos por furto de fios em Fortaleza após serem flagradas por câmeras de segurança
No local, os agentes encontraram os dois homens e realizaram a abordagem. Foto: Reprodução/SSPDS


Dois homens foram presos em flagrante suspeitos de furtar fios no bairro Moura Brasil, em Fortaleza, após serem identificados por câmeras do sistema de videomonitoramento da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS). A ação ocorreu na manhã da última quinta-feira (14) e contou com atuação integrada da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Leia também: João Munhoz fala pela primeira vez sobre morte de Isabelle Caracristi e nega acusações

Segundo a SSPDS, os operadores do sistema visualizaram os suspeitos furtando fios e queimando o material em um estacionamento abandonado localizado na região. Após o flagrante pelas câmeras, equipes policiais foram acionadas e seguiram até o endereço indicado.

No local, os agentes encontraram os dois homens e realizaram a abordagem. Conforme a polícia, um dos suspeitos ainda tentou fugir pulando um muro, mas foi contido antes de deixar a área.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Suspeitos foram flagrados queimando fios no Moura Brasil

A ocorrência chamou atenção pela forma como o material furtado estava sendo manipulado. De acordo com a SSPDS, os suspeitos queimavam os fios no estacionamento abandonado para retirar o revestimento plástico e facilitar a comercialização ilegal do cobre.

O furto de fios e cabos tem se tornado um dos crimes urbanos mais recorrentes em diversas cidades brasileiras, impulsionado principalmente pelo valor de revenda dos metais.

Além do prejuízo financeiro direto, esse tipo de crime também provoca impactos em serviços essenciais e gera transtornos para moradores, comerciantes e motoristas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em Fortaleza, ocorrências semelhantes já causaram interrupções na iluminação pública, falhas em sistemas elétricos, danos a equipamentos urbanos e prejuízos em estruturas de comunicação e trânsito.

Videomonitoramento ajudou policiais na captura

A prisão da dupla ocorreu a partir do trabalho do Núcleo de Videomonitoramento da Ciops, estrutura responsável pelo acompanhamento em tempo real de imagens utilizadas para apoiar ações das forças de segurança no Ceará.

Após identificar a movimentação suspeita, os operadores repassaram rapidamente as informações para equipes da Polícia Militar que atuavam na região.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A integração entre videomonitoramento e policiamento ostensivo tem sido utilizada pelas forças de segurança para acelerar respostas em ocorrências registradas em Fortaleza e cidades da Região Metropolitana.

Segundo a SSPDS, os suspeitos foram conduzidos para a 24ª Delegacia de Polícia Civil da Capital, unidade responsável pelos procedimentos relacionados ao caso.

PUBLICIDADE

Homens presos já tinham antecedentes criminais

Os suspeitos têm 37 e 38 anos e foram autuados em flagrante por furto qualificado.

Conforme a Polícia Civil, o homem de 37 anos possui três antecedentes por furto e um por furto qualificado, além de responder a dois procedimentos relacionados a contravenção penal.

Já o suspeito de 38 anos possui antecedentes por roubo a pessoa e furto qualificado.

PUBLICIDADE

Após os procedimentos na delegacia, os dois permaneceram à disposição da Justiça.

Furto de fios causa prejuízos e afeta serviços urbanos

O furto de fios é considerado um crime de grande impacto urbano porque compromete serviços públicos e estruturas essenciais para o funcionamento das cidades.

Em muitos casos, a retirada de cabos provoca apagões, interrupção de iluminação pública, falhas em semáforos e danos em sistemas de comunicação.

PUBLICIDADE

Além disso, a prática gera custos elevados para manutenção e reposição dos equipamentos furtados ou danificados, afetando diretamente concessionárias e a administração pública.

As forças de segurança têm intensificado operações para combater esse tipo de crime, especialmente em áreas com maior incidência de ocorrências relacionadas ao comércio ilegal de metais.

SSPDS reforça importância de denúncias anônimas

A SSPDS reforçou a importância da colaboração da população no combate a crimes dessa natureza.

PUBLICIDADE

Informações que auxiliem investigações podem ser repassadas de forma anônima pelo número 181, no Disque-Denúncia, pelo WhatsApp (85) 3101-0181 ou pela plataforma digital do serviço. O sigilo é garantido.

Leia também
João Munhoz fala pela primeira vez sobre morte de Isabelle Caracristi e nega acusações
CASO ISABELLE CARACRISTI
João Munhoz fala pela primeira vez sobre morte de Isabelle Caracristi e nega acusações
05 de out. de 2026 - 12:14
Incêndio atinge fábrica de embalagens e área de reciclagem em Sobral
INTERIOR DO CEARÁ
Incêndio atinge fábrica de embalagens e área de reciclagem em Sobral
05 de out. de 2026 - 11:32
Mãe de Isabelle Caracristi lamenta decisão da Justiça do Ceará que concedeu liberdade a João Munhoz
REVOLTA
Mãe de Isabelle Caracristi lamenta decisão da Justiça do Ceará que concedeu liberdade a João Munhoz
02 de out. de 2026 - 19:14