PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
INVESTIGAÇÕES

Influenciadora e mais quatro homens viram réus por tentativa de latrocínio contra francês em Fortaleza

Com a decisão da 5ª Vara Criminal da Capital, os denunciados passam a responder formalmente ao processo.

Compartilhe
Influenciadora e mais quatro homens viram réus por tentativa de latrocínio contra francês em Fortaleza
Thays Abreu de Freitas, de 28 anos, é apontada pela investigação como responsável por atrair a vítima para a ação criminosa (Foto: Reprodução)


A Justiça do Ceará aceitou a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e tornou réus cinco investigados por envolvimento em uma tentativa de latrocínio contra um cidadão francês de 61 anos. Entre os acusados está a influenciadora digital Thays Abreu de Freitas, de 28 anos, apontada pela investigação como responsável por atrair a vítima para a ação criminosa registrada no bairro Siqueira, em Fortaleza.

Leia também: Mãe de Isabelle Caracristi lamenta decisão da Justiça do Ceará que concedeu liberdade a João Munhoz

Com a decisão da 5ª Vara Criminal da Capital, os denunciados passam a responder formalmente ao processo. Nesta fase, as acusações ainda serão analisadas pelo Judiciário, que decidirá ao final da ação penal sobre a responsabilidade criminal de cada investigado.

Justiça aceita denúncia e torna cinco acusados réus

Segundo o Ministério Público, o caso envolve uma suposta associação criminosa que teria planejado uma ação mais ampla do que um simples roubo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De acordo com os autos, o objetivo inicial seria dominar a vítima mediante ameaça com arma de fogo, acessar recursos financeiros, obter informações patrimoniais e ampliar as vantagens econômicas por meio da restrição da liberdade do estrangeiro.

O plano, entretanto, não teria sido executado integralmente após a reação da vítima durante a abordagem.

O que diz a acusação contra Thays Abreu

Conforme a denúncia, o cidadão francês mantinha um relacionamento amoroso com Thays Abreu desde dezembro de 2025. Os dois teriam se conhecido por meio de um aplicativo de relacionamentos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A investigação sustenta que esse vínculo foi utilizado para levar a vítima até um imóvel ligado à influenciadora, onde os demais participantes da ação estariam aguardando.

Segundo o Ministério Público, o francês permaneceu do lado de fora da residência até ser surpreendido por homens armados.

Durante a abordagem, ele reagiu e acabou atingido por disparos no rosto e nas costas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A acusação atribui os tiros a Mikael Ricson Lima Monteiro, de 23 anos.

Como ocorreu a tentativa de latrocínio contra o francês

Mesmo gravemente ferido, o estrangeiro conseguiu ser socorrido e levado ao Instituto Dr. José Frota (IJF).

A investigação aponta que os suspeitos conseguiram levar o veículo da vítima após a ação.

PUBLICIDADE

Segundo o Ministério Público, o grupo pretendia obter cerca de R$ 15 mil inicialmente. No entanto, as apurações indicam que o plano envolveria também o acesso a contas bancárias, informações pessoais e bens patrimoniais do francês.

A denúncia cita ainda a residência da vítima, localizada na Praia do Presídio, em Aquiraz, como um dos possíveis alvos do grupo.

Investigação aponta plano de roubo, sequestro e extorsão

De acordo com o MPCE, os investigados pretendiam levar o francês para outro local após a abordagem inicial.

PUBLICIDADE

Nesse ambiente, ele seria mantido sob violência física e psicológica para facilitar a obtenção de dinheiro, senhas bancárias e patrimônio.

A reação da vítima e os ferimentos provocados durante a ação teriam inviabilizado a execução completa do plano inicialmente traçado pelos suspeitos.

Durante a investigação, mensagens encontradas em aparelhos celulares dos envolvidos passaram a integrar o conjunto probatório.

PUBLICIDADE

Outro elemento citado nos autos é o depoimento de uma testemunha que afirmou ter recebido mensagens atribuídas a Thays Abreu minutos após o crime. Segundo o relato, a influenciadora teria solicitado os dois últimos dígitos da senha de desbloqueio do celular da vítima.

A defesa da jovem sustenta que ela buscava apenas localizar o aparelho. Já a Polícia Civil trabalha com a hipótese de tentativa de acesso a informações financeiras do francês.

A denúncia também afirma que Thays manteria um relacionamento paralelo com Mikael Ricson, apontado como responsável por recrutar os demais participantes da ação.

PUBLICIDADE

O que acontece após o recebimento da denúncia

Com a aceitação da denúncia pela Justiça, tem início a fase processual da ação penal.

A partir de agora, os acusados poderão apresentar defesa, solicitar diligências e acompanhar a produção de provas perante o Judiciário.

O grupo responde pelos crimes de tentativa de latrocínio, associação criminosa e corrupção de menores.

PUBLICIDADE

Segundo os autos, Antônio Renato Vieira de Lima e Ítalo Silva dos Santos teriam admitido participação durante depoimentos prestados às autoridades. Um adolescente apreendido na investigação apresentou versão semelhante.

Entre os denunciados, apenas Thays Abreu nega envolvimento no esquema investigado.

A responsabilidade criminal de cada acusado será definida somente após a conclusão do processo e a análise de todas as provas produzidas ao longo da tramitação judicial.

PUBLICIDADE
Leia também
Mãe de Isabelle Caracristi lamenta decisão da Justiça do Ceará que concedeu liberdade a João Munhoz
REVOLTA
Mãe de Isabelle Caracristi lamenta decisão da Justiça do Ceará que concedeu liberdade a João Munhoz
02 de out. de 2026 - 19:14
Homem em estado alterado é detido com faca, maconha e Rivotril em terminal de ônibus em Fortaleza
SEGURANÇA
Homem em estado alterado é detido com faca, maconha e Rivotril em terminal de ônibus em Fortaleza
02 de out. de 2026 - 13:36
Mulher agredida por lutador de jiu-jítsu vai à delegacia e denuncia suspeito em Fortaleza
AGRESSÃO
Mulher agredida por lutador de jiu-jítsu vai à delegacia e denuncia suspeito em Fortaleza
02 de out. de 2026 - 13:16