A edição 2026 da PEC Brasil chegou ao fim neste sábado (27), em Fortaleza, consolidando números recordes de público e de geração de negócios. Realizada no Centro de Eventos do Ceará, a feira reuniu mais de 200 mil visitantes ao longo de três dias e movimentou mais de R$ 150 milhões em negócios fechados e prospectados, segundo a organização.
Considerada um dos principais encontros do agronegócio no Norte e Nordeste, a PEC Brasil reuniu produtores rurais, empresários, pesquisadores, investidores e visitantes de diversas regiões do país em uma programação voltada à inovação, tecnologia e fortalecimento da cadeia produtiva.
Negócios começaram antes mesmo do encerramento
O movimento intenso foi registrado desde a abertura da feira. Nos pavilhões, empresas apresentaram máquinas agrícolas, implementos, soluções para pecuária, genética animal e tecnologias voltadas ao campo.
Em diversos estandes, equipamentos e animais já estavam comercializados antes mesmo do encerramento oficial. Expositores relataram aumento nas vendas, fechamento de novas parcerias e abertura de mercados durante o evento.
Entre eles estava o pecuarista Vicente Sampaio, de Pindoretama, que participou da feira pela primeira vez apresentando animais da raça Sindi. Outro exemplo foi o produtor Gentil Leite, de Aquiraz, que informou ter vendido todos os animais levados para exposição.
Empresas de diferentes estados também aproveitaram a feira para ampliar a carteira de clientes. Ricardo Moraes, que atua no segmento de equipamentos para ordenha, destacou o crescimento dos negócios obtidos durante as sucessivas edições da PEC Brasil.
Feira dos Municípios valoriza produção cearense
Além da programação técnica, a Feira dos Municípios apresentou produtos típicos de diferentes regiões do Ceará. Queijos artesanais, doces, mel, frutas, flores, mudas, artesanato e derivados da agricultura familiar fizeram parte da vitrine montada pelos municípios participantes.
O espaço aproximou produtores, empreendedores e consumidores, além de apresentar o potencial econômico e turístico de diversas cidades cearenses.
Evento reforça protagonismo do agronegócio
A edição deste ano reuniu mais de 600 expositores distribuídos em cerca de 1.300 estandes. A programação contou com exposições de animais de alto padrão genético, palestras técnicas, rodadas de negócios, demonstrações de tecnologias e oportunidades de capacitação para produtores rurais.
Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, os resultados alcançados reforçam o crescimento da feira e o fortalecimento do agronegócio cearense.
A cobertura da PEC Brasil 2026 foi realizada em múltiplas plataformas pelo Grupo Cidade de Comunicação, com transmissões e conteúdos produzidos pelo GCMAIS, TV Cidade, Fortaleza FM 92.9 e Jovem Pan News, que contou com um estúdio instalado dentro do Centro de Eventos durante toda a programação.




