Os Grupos E e F foram os primeiros da Copa do Mundo de 2026 a não terem mais representantes na competição. As oito seleções que integravam as duas chaves já foram eliminadas, incluindo seis equipes que conseguiram avançar ao mata-mata, mas acabaram derrotadas na segunda fase do torneio.
O cenário foi confirmado após as eliminações de Alemanha, Costa do Marfim, Equador, Holanda, Japão e Suécia, que se juntaram a Curaçao e Tunísia, eliminadas ainda na fase de grupos.
Grupo F foi o primeiro a ficar sem representantes
O Grupo F era composto por Holanda, Japão, Suécia e Tunísia.
A Tunísia terminou a fase de grupos na penúltima colocação e foi a primeira eliminada da chave. Já Holanda e Japão avançaram diretamente ao mata-mata, enquanto a Suécia garantiu vaga entre as melhores terceiras colocadas. Nenhuma delas conseguiu seguir viva na competição.
A Holanda foi eliminada por Marrocos nos pênaltis após empate durante o tempo regulamentar e a prorrogação. O Japão perdeu para o Brasil por 2 a 1, de virada. A Suécia, por sua vez, acabou derrotada pela França por 3 a 0, nesta terça-feira (30), resultado que confirmou o Grupo F como o primeiro sem qualquer representante na disputa pelo título.
Grupo E repetiu o cenário
No Grupo E, Alemanha, Costa do Marfim, Equador e Curaçao disputaram a classificação.
Curaçao ficou pelo caminho ainda na fase de grupos, enquanto Alemanha, Costa do Marfim e Equador avançaram para o mata-mata. Na segunda fase, porém, as três equipes também acabaram eliminadas.
A Alemanha perdeu para o Paraguai nos pênaltis. A Costa do Marfim foi derrotada pela Noruega por 2 a 1, enquanto o Equador caiu diante do México após perder por 2 a 0, ambos em partida nesta terça-feira (30).
Com esses resultados, o Grupo E também ficou sem representantes na sequência da Copa do Mundo.
Chaves reuniam seleções tradicionais
As duas chaves concentravam algumas das seleções de maior tradição do torneio.
A Alemanha entrou na Copa em busca do quinto título mundial. A Holanda chegou invicta ao mata-mata. Japão, Suécia, Costa do Marfim e Equador também conseguiram superar a fase de grupos e alimentavam a expectativa de avançar na competição.
Apesar disso, nenhuma das seis equipes classificadas conseguiu ultrapassar a segunda fase.
Copa segue com representantes de outras chaves
A eliminação completa dos Grupos E e F reduz para dez o número de grupos ainda representados no mata-mata da Copa do Mundo de 2026.
Entre os classificados seguem seleções como Brasil, França, Marrocos, Paraguai, Noruega e outras equipes que permanecem na disputa pelo título mundial.




