Os trabalhadores por aplicativo que utilizam as Paradinhas de Fortaleza já podem realizar o cadastro de biometria nas Paradinhas em um posto móvel instalado na unidade da Avenida Santos Dumont, no bairro Papicu. O atendimento começou nesta semana e segue até o dia 13 de agosto, garantindo que motoristas, motociclistas e ciclistas regularizem o acesso aos espaços de apoio oferecidos pela Prefeitura de Fortaleza.
A iniciativa é coordenada pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e tem como objetivo ampliar a segurança e o controle de acesso às Paradinhas. A partir do dia 20 de julho de 2026, a entrada nos equipamentos será permitida apenas para trabalhadores que tenham realizado o cadastramento facial.
Como fazer o cadastro de biometria nas Paradinhas
O posto móvel funciona na Paradinha localizada na Avenida Santos Dumont, sob o viaduto no cruzamento com a Avenida Engenheiro Santana Júnior, no Papicu.
O atendimento é realizado de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h30, entre os dias 6 de julho e 13 de agosto.
Para concluir o cadastro, é necessário informar a placa do veículo e apresentar os seguintes documentos:
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH), para motoristas e motociclistas;
- Comprovante de vínculo ativo com a plataforma de transporte ou entrega;
- No caso dos ciclistas, documento oficial com foto e comprovante de vínculo com a plataforma.
Segundo a Prefeitura de Fortaleza, o procedimento é rápido, seguro e realizado com garantia de sigilo dos dados pessoais.
Quem não conseguir comparecer ao posto móvel poderá fazer o cadastramento na sede da Etufor, localizada na Avenida Juscelino Kubitschek, 5451, no bairro Passaré, também das 8h às 16h30.
Biometria será obrigatória para acessar os pontos de apoio
A biometria facial passará a ser requisito obrigatório para o acesso às Paradinhas a partir de 20 de julho.
De acordo com a Etufor, a medida permitirá identificar com mais segurança os usuários dos equipamentos, além de agilizar a entrada nos espaços e garantir que a estrutura seja utilizada exclusivamente pelos trabalhadores cadastrados.
A adoção do reconhecimento facial também busca reforçar o controle de acesso e preservar os serviços disponibilizados diariamente aos profissionais que atuam por meio de aplicativos de transporte e entrega.
Paradinhas oferecem estrutura de apoio aos trabalhadores por aplicativo
As Paradinhas foram implantadas para oferecer locais de descanso e apoio aos trabalhadores por aplicativo durante a jornada de trabalho.
Os equipamentos contam com vagas sinalizadas para veículos, área de convivência, banheiros para higiene pessoal, bebedouros, armários, totens para recarga de celulares e calibrador de pneus. Além disso, os espaços são monitorados por câmeras de segurança em tempo integral.
Atualmente, Fortaleza possui duas Paradinhas em funcionamento. A unidade da Avenida Santos Dumont, no Papicu, é dividida em dois espaços, sendo um destinado aos motoristas de carros e outro voltado para motociclistas e ciclistas.
Já a Paradinha da Avenida Aguanambi, localizada sob o viaduto no cruzamento com a Avenida 13 de Maio, atende exclusivamente motociclistas e ciclistas e é mantida em parceria com a plataforma 99.
Juntas, as duas unidades recebem cerca de 7.500 usuários por mês, segundo a Prefeitura de Fortaleza.
A rede de apoio deverá ser ampliada nos próximos meses. Uma terceira Paradinha está em construção sob o viaduto da Avenida Mister Hull, no bairro Antônio Bezerra. O novo equipamento terá uso compartilhado entre carros, motos e bicicletas, com previsão de entrega para novembro de 2026.




