A Fundação Sana realizou, neste sábado (11), a cerimônia do GeekAção, iniciativa que homenageou instituições públicas e privadas parceiras dos projetos sociais desenvolvidos pela entidade. O evento aconteceu durante a programação do Sana 2026 Parte 2, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
A solenidade reuniu representantes de órgãos públicos, empresas e organizações que colaboram com ações nas áreas de educação, esporte, cultura, tecnologia, sustentabilidade e inclusão social.
Entre os participantes estavam representantes do Governo do Ceará, da Prefeitura de Fortaleza, do Sistema Fecomércio Ceará, da Brisanet, Solar Coca-Cola, Enel Ceará e da Confederação Brasileira de Taekwondo.
Projetos sociais beneficiam estudantes e jovens
Durante a cerimônia, a Fundação Sana apresentou um balanço das iniciativas desenvolvidas ao longo do ano. Segundo a organização, mais de 7 mil estudantes participaram gratuitamente da edição de 2026 do Sana por meio do GeekAção.
O projeto foi criado para ampliar o acesso de estudantes ao evento de cultura pop e integra outras ações mantidas pela Fundação, como o Sana Esporte, voltado para atividades esportivas, o Sana e-Sports, desenvolvido em parceria com a Rede Cuca, e o AfroGeek, direcionado à valorização da diversidade no universo geek.
A entidade também informou que mantém iniciativas voltadas à arrecadação de alimentos, adoção de animais e descarte adequado de resíduos eletrônicos.
Casa Sana Social reúne cursos e atividades gratuitas
Outro projeto destacado durante o evento foi a Casa Sana Social, desenvolvida em parceria com o Sistema Fecomércio (Sesc e Senac) e a Prefeitura de Eusébio.
O espaço oferece cursos gratuitos de tecnologia, atividades esportivas e serviços voltados às áreas de educação e assistência social para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Evento reúne apoiadores do projeto
Durante a cerimônia, representantes das instituições homenageadas destacaram a continuidade das parcerias com a Fundação Sana. O presidente da entidade, Daniel Braga, afirmou que o crescimento dos projetos ocorreu com o apoio de organizações que acompanham o evento ao longo dos últimos anos.
Já o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Fernando Bittencourt, disse que a instituição pretende manter o apoio às iniciativas voltadas para educação, esporte, cultura e inclusão social.
A cerimônia integrou a programação oficial do Sana 2026 Parte 2, evento realizado em Fortaleza e considerado um dos maiores festivais de cultura pop das regiões Norte e Nordeste.




