Um corpo sem cabeça foi encontrado na manhã desta terça-feira (14) na faixa de areia da Praia do L, no bairro Pirambu, em Fortaleza, nas proximidades da avenida Vila do Mar. O cadáver foi localizado por pessoas que frequentavam o local nas primeiras horas do dia e mobilizou equipes da Polícia Militar, da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A vítima ainda não foi identificada, e a Polícia Civil investiga a autoria e a motivação do crime.
Segundo as primeiras informações apuradas no local pela equipe de reportagem da TV Cidade Fortaleza, trata-se de um homem de porte físico magro, com altura estimada entre 1,60 e 1,65 metro. Ele vestia um calção preto, do tipo havaiano. A cabeça da vítima não foi localizada até o momento.
O corpo apresentava diversas perfurações e outras lesões, compatíveis com golpes provocados por objeto cortante, conforme as apurações preliminares. As circunstâncias do crime ainda serão esclarecidas durante a investigação.
Corpo foi encontrado por moradores na Praia do L
O cadáver apareceu na faixa de areia após, segundo as informações levantadas inicialmente, ter sido levado pela maré até a orla do Pirambu.
A descoberta ocorreu logo no início da manhã, quando moradores chegaram ao local para caminhar, praticar atividades físicas ou aproveitar a praia. A presença do corpo interrompeu a rotina da região e chamou a atenção de quem estava no local.
Durante a ocorrência, moradores relataram à equipe de reportagem que existe uma pessoa desaparecida na comunidade e levantaram a possibilidade de que o corpo pertença a esse homem. No entanto, essa hipótese ainda não foi confirmada pelas autoridades, que aguardam os exames periciais para identificar oficialmente a vítima.
Polícia investiga identidade da vítima
Equipes do DHPP e da Pefoce realizaram os primeiros levantamentos no local antes da remoção do corpo.
Como a identidade da vítima ainda é desconhecida, essa é considerada a principal etapa da investigação. A partir da identificação, a Polícia Civil pretende reconstruir os últimos passos do homem para descobrir onde ele esteve antes da morte, com quem manteve contato e se havia registro de ameaças ou outras circunstâncias que possam ajudar na elucidação do crime.
Até o momento, não há informações sobre suspeitos ou prisões.
Corpo apresentava sinais de violência
As características observadas no cadáver indicam que a morte pode ter ocorrido recentemente. O corpo não apresentava estado avançado de decomposição, embora tivesse lesões compatíveis com a permanência na água.
Além da decapitação, foram observadas diversas perfurações pelo corpo, circunstâncias que também serão analisadas durante os exames da Perícia Forense.
A cabeça da vítima segue desaparecida, e a polícia realiza diligências para tentar localizar o membro e reunir novos elementos para a investigação.
Hipótese é de que cadáver tenha sido levado pela maré
Uma das linhas de investigação considera que o homicídio pode não ter ocorrido na faixa de areia onde o corpo foi localizado.
A suspeita inicial é de que a vítima tenha sido assassinada em outro ponto da região e, posteriormente, o corpo tenha sido lançado ao mar. Com a movimentação das correntes marítimas, o cadáver teria sido levado até a Praia do L, onde acabou encontrado pelos frequentadores.
A ausência de câmeras de monitoramento no trecho onde ocorreu o achado também representa um desafio para os investigadores.
Polícia pede ajuda para identificar vítima
Enquanto aguarda os resultados dos exames periciais, a Polícia Civil pede que familiares de pessoas desaparecidas com características compatíveis procurem as autoridades.
A vítima é um homem moreno, de porte físico magro, com altura estimada entre 1,60 metro e 1,65 metro, e vestia um calção preto.
As investigações continuam para identificar o homem, localizar a cabeça da vítima, esclarecer onde ocorreu o homicídio e apontar a autoria e a motivação do crime. Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso.
Denúncias à polícia
A população pode contribuir com investigações das forças de segurança do estado do Ceará repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via "e-denúncias", o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.




