As raias aquáticas na Praia de Iracema continuarão disponíveis para uso até o dia 10 de agosto em Fortaleza. A estrutura instalada próxima ao Espigão do Náutico teve o período ampliado pela Prefeitura de Fortaleza após a participação da população durante as primeiras semanas do projeto Bora pro Mar.
O circuito de boias, criado para incentivar a prática de natação em mar aberto, oferece uma área delimitada para os nadadores dentro do oceano. A estrutura conta com nove raias de 50 metros de comprimento e pontos de apoio para descanso dos usuários.
Inicialmente, o equipamento funcionaria por 15 dias, entre 11 e 26 de julho. Com a prorrogação, moradores e visitantes terão mais tempo para utilizar o espaço durante o período de férias. A iniciativa foi desenvolvida pela Federação Cearense de Desportos Aquáticos (FCDA), em parceria com a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Secel), com o objetivo de ampliar as opções esportivas na orla de Fortaleza.
Raias aquáticas na Praia de Iracema seguem disponíveis até 10 de agosto
A ampliação do prazo permitirá uma avaliação mais prolongada sobre o funcionamento da estrutura e a possibilidade de manutenção do projeto em definitivo. Segundo a Prefeitura de Fortaleza, a continuidade do circuito também será utilizada para analisar a viabilidade de transformar o espaço em uma área permanente voltada para a natação em mar aberto.
O local escolhido para instalação das boias foi o trecho próximo ao Espigão do Náutico. A região possui características que favorecem a prática esportiva no mar, principalmente pela formação do espigão, que ajuda a reduzir a força das ondas no trecho. A estrutura cria uma área organizada para os nadadores, separando o espaço utilizado para a prática esportiva das demais movimentações existentes no mar.
Circuito de boias cria espaço para natação em mar aberto em Fortaleza
As raias funcionam como uma delimitação dentro do mar, permitindo que os praticantes tenham um percurso definido para a atividade. Durante o funcionamento, o espaço conta com acompanhamento de guarda-vidas. A Prefeitura orienta que os usuários tenham experiência em natação, observem as condições do mar e utilizem equipamentos de segurança, como a boia de sinalização.
A proposta atende tanto nadadores que já praticam a modalidade quanto pessoas que desejam iniciar a experiência da natação em águas abertas. A prática no oceano exige adaptação diferente da realizada em piscinas, já que envolve fatores naturais como ondas, vento e correnteza. Por isso, a orientação é que os participantes respeitem seus limites e tenham atenção durante a atividade.
Projeto Bora pro Mar avalia permanência da estrutura no Espigão do Náutico
A instalação das raias aquáticas passou por uma etapa de avaliação envolvendo escolha do local, liberação dos procedimentos necessários e definição da estrutura utilizada. O Espigão do Náutico foi escolhido por oferecer condições consideradas adequadas para a criação de uma área destinada aos nadadores.
Com a ampliação do funcionamento, a Prefeitura e a FCDA poderão observar a utilização do equipamento por mais tempo, além de avaliar aspectos como conservação da estrutura e adaptação dos usuários. Caso seja mantido, o circuito poderá se tornar uma nova opção permanente de esporte e lazer na Praia de Iracema, fortalecendo o uso da orla de Fortaleza para atividades esportivas.




