PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RELIGIÃO

Caminhada com Maria reúne milhares de fiéis em Fortaleza neste sábado; veja imagens

Peregrinação começou no Vila Velha e segue até a Igreja Santa Edwiges, no Jacarecanga, em percurso de cerca de 10 quilômetros

Compartilhe
Caminhada com Maria reúne milhares de fiéis em Fortaleza neste sábado; veja imagens
Milhares de fiéis participam da Caminhada com Maria neste sábado, em Fortaleza. (Foto: Reprodução)


A Caminhada com Maria reuniu milhares de fiéis neste sábado (15), em Fortaleza, durante a 24ª edição da peregrinação em homenagem a Nossa Senhora da Assunção, padroeira da Capital cearense. A caminhada começou à tarde, no Santuário Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, e terminou na Igreja Santa Edwiges, no Jacarecanga, após um percurso de aproximadamente 11 quilômetros.

Leia também: Mãe de Isabelle Caracristi participa de ato por justiça e anuncia afastamento das redes

A edição deste ano teve como tema “Por Cristo, caminhamos com Maria nos 300 anos de Fortaleza”, relacionando a manifestação religiosa às comemorações do tricentenário da Capital.

Durante o trajeto, os participantes acompanharam orações, cânticos e momentos de devoção. A movimentação ocupou diferentes trechos das ruas e avenidas por onde passou a peregrinação.

PUBLICIDADE

A Caminhada com Maria ocorre tradicionalmente em 15 de agosto, data dedicada a Nossa Senhora da Assunção. A manifestação foi criada em 2003 e, desde então, passou a integrar o calendário religioso de Fortaleza.

PUBLICIDADE

Peregrinação percorreu 11 quilômetros

A saída ocorreu no Santuário Nossa Senhora da Assunção, na Avenida Dom Aloísio Lorscheider, no Vila Velha. A partir dali, os fiéis seguiram por diferentes vias até a Avenida Presidente Castelo Branco, conhecida como Leste-Oeste, chegando à Igreja Santa Edwiges.

O trajeto oficial teve aproximadamente 11 quilômetros. A caminhada foi acompanhada por estrutura de segurança, trânsito, transporte público e atendimento em saúde montada para a realização do evento. A concentração dos participantes começou antes da saída. Pela manhã, foram realizadas missas no Santuário Nossa Senhora da Assunção, preparando os fiéis para a peregrinação.A chegada à Igreja Santa Edwiges marcou o encerramento da caminhada e deu início à programação religiosa final.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Coroação de Nossa Senhora da Assunção encerrou caminhada

Na Igreja Santa Edwiges, os participantes acompanharam a tradicional coroação de Nossa Senhora da Assunção. Depois da cerimônia religiosa, a programação contou com apresentações musicais de Irmã Kelly Patrícia e do Missionário Shalom, conforme o calendário oficial divulgado pela Arquidiocese de Fortaleza.

A programação de encerramento manteve o formato adotado desde a mudança do ponto final da peregrinação. A Caminhada com Maria deixou de terminar na Catedral Metropolitana de Fortaleza e passou a ter a Igreja Santa Edwiges como destino.

PUBLICIDADE

Caminhada com Maria integra celebrações dos 300 anos de Fortaleza

O tema da edição de 2026 relacionou diretamente a peregrinação à história da Capital. Com o lema “Por Cristo, caminhamos com Maria nos 300 anos de Fortaleza”, a Arquidiocese de Fortaleza inseriu a manifestação religiosa no calendário de comemorações do tricentenário da cidade.

PUBLICIDADE

Para Dom Gregório Paixão, arcebispo metropolitano de Fortaleza, a caminhada representa uma expressão de fé e também um momento de agradecimento pela história da cidade.

“A Caminhada com Maria é uma expressão de fé do nosso povo, que, ao longo dos anos, tem caminhado unido em direção a Cristo, acompanhado pela presença materna da Virgem Maria. Ao celebrarmos os 300 anos de Fortaleza, somos convidados a agradecer a Deus pela nossa história e renovar nosso compromisso de viver o Evangelho”, afirmou Dom Gregório Paixão.

Manifestação foi criada em 2003

A Caminhada com Maria foi criada em 2003, durante o episcopado de Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, como parte das comemorações pelos 150 anos da Diocese do Ceará. Desde a primeira edição, a peregrinação passou a reunir fiéis em um percurso pelas ruas de Fortaleza durante a celebração de Nossa Senhora da Assunção.

PUBLICIDADE

Em 2015, a manifestação recebeu o reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, reforçando sua importância religiosa e cultural. Em 2026, a caminhada chegou à 24ª edição mantendo a tradição de reunir diferentes comunidades, paróquias, movimentos religiosos e devotos.

Veja imagens da Caminhada com Maria

Leia também
Mãe de Isabelle Caracristi participa de ato por justiça e anuncia afastamento das redes
CASO ISABELLE CARACRISTI
Mãe de Isabelle Caracristi participa de ato por justiça e anuncia afastamento das redes
03 de out. de 2026 - 17:17
Suspeito de explodir artefato em restaurante no Meireles é preso
SEGURANÇA
Suspeito de explodir artefato em restaurante no Meireles é preso
03 de out. de 2026 - 15:31
Motociclista morre após bater contra guard-rail na BR-116 em Fortaleza
Trânsito
Motociclista morre após bater contra guard-rail na BR-116 em Fortaleza
03 de out. de 2026 - 10:02