PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
AVENTURA

Piloto cearense segue para as Bahamas antes de iniciar reta final da volta ao mundo rumo a Fortaleza

Alex Bacana retoma a viagem neste domingo após revisão do avião nos EUA e avança pelo Caribe na última etapa da volta ao mundo

Compartilhe
Piloto cearense segue para as Bahamas antes de iniciar reta final da volta ao mundo rumo a Fortaleza
Alex Bacana enfrenta nova pane e adia saída dos Estados Unidos rumo ao Brasil. Foto: Reprodução/Pexels

O piloto cearense Alex Bacana precisou retornar aos Estados Unidos após enfrentar mais um problema mecânico durante a etapa final da volta ao mundo. A aeronave experimental PT-ZRQ apresentou um alerta de baixa pressão de combustível durante um voo iniciado em Key West, na Flórida, com destino à Jamaica. Após cerca de 30 minutos de voo, Alex decidiu interromper a viagem e voltar ao território norte-americano para investigar a falha e realizar uma nova revisão no avião.

Leia também: Siará Tech Summit reúne startups, empresas e pesquisadores em busca de inovação no Ceará

A ocorrência é mais um contratempo na fase de retorno da expedição, que já passou pelos cinco continentes e agora avança pela América Central e pelo Caribe em direção ao Brasil. Segundo Alex, o avião passou por dois dias de revisão em Fort Lauderdale e está novamente em condições de voo.

A previsão é de que ele tente deixar os Estados Unidos neste domingo (23), com destino a uma ilha nas Bahamas, antes de continuar a rota de volta para Fortaleza.

PUBLICIDADE

Retorno ao Brasil ganha novos obstáculos

A etapa final da viagem tem sido marcada por mudanças de planos e imprevistos. Antes da nova pane, Alex havia tentado deixar os Estados Unidos em direção ao México, mas enfrentou dificuldades burocráticas que o fizeram permanecer quatro dias no país à espera de uma autorização para continuar a viagem pelo território mexicano.

PUBLICIDADE

O documento necessário não foi liberado dentro do período esperado. Diante disso, o piloto decidiu abandonar aquela rota e retornar aos Estados Unidos para buscar uma alternativa de caminho até o Brasil.

"Esse papel não saiu e aí eu optei por voltar para os Estados Unidos para poder seguir por outra rota. A gente tem que se adaptar aos obstáculos da vida", relatou.

PUBLICIDADE

Depois, Alex contornou o Golfo do México e chegou novamente à Flórida. A partir de Key West, uma ilha localizada no extremo sul do estado, ele iniciou uma nova tentativa de deixar os Estados Unidos, desta vez em direção à Jamaica.

PUBLICIDADE

Alerta de combustível interrompe voo sobre o mar

O problema aconteceu quando a aeronave já estava sobre o oceano, na região próxima a Cuba. Cerca de meia hora depois da decolagem, Alex recebeu um alerta indicando baixa pressão no sistema de combustível.

A situação exigia atenção porque uma queda na pressão poderia significar que o combustível não estava chegando adequadamente ao motor. Diante do risco, o piloto decidiu não prosseguir com a travessia e retornou à Flórida.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

"Eu tive um problema mecânico, um alerta de baixa pressão do combustível, que é um negócio relativamente sério, porque quer dizer que não estava chegando combustível no motor", explicou.

O avião voltou para Fort Lauderdale, onde passou por uma revisão durante dois dias. Após os trabalhos, Alex informou que o PT-ZRQ está novamente em condições de seguir viagem.

Próxima parada deve ser nas Bahamas

Com o avião revisado, o próximo plano é deixar os Estados Unidos novamente e avançar pelo Caribe.

PUBLICIDADE

A previsão é de que Alex decole neste domingo em direção a uma ilha das Bahamas. A partir dali, a rota continuará sendo definida de acordo com as condições operacionais, meteorológicas e burocráticas encontradas no caminho.

A etapa atual já tem um caráter diferente das primeiras fases da expedição. Depois de atravessar países da América do Norte, Europa, África, Ásia e Oceania, o piloto está agora concentrado no retorno ao ponto de partida.

Apesar dos obstáculos, Alex mantém a previsão de concluir a missão em setembro, quando espera pousar novamente em Fortaleza.

PUBLICIDADE

"Não está sendo fácil, mas a gente está voltando. Daqui a pouco, setembro, a gente está de volta aí na nossa terrinha em Fortaleza", afirmou.

Uma volta ao mundo ainda sem ponto final

Embora a maior parte da rota internacional já tenha sido concluída, a missão só será encerrada oficialmente quando o avião retornar ao Ceará.

Alex já cruzou os cinco continentes e passou por mais de 20 países desde o início da expedição. Durante a jornada, enfrentou temperaturas extremas, interferências de GPS, panes elétricas, problemas de combustível, mudanças de rota, restrições de espaço aéreo e dificuldades para obter autorizações de voo.

PUBLICIDADE

Entre os trechos mais desafiadores estiveram as travessias do Ártico, do Oceano Atlântico Norte e de grandes áreas do Oceano Índico e do Pacífico. Na Ásia, o piloto também precisou lidar com restrições provocadas pelo cenário geopolítico e contou com o apoio de representações diplomáticas brasileiras para conseguir avançar pela região.

Depois de chegar à Rússia e atravessar o extremo leste do país, Alex retornou ao continente americano pelo Alasca. A partir de então, passou pelos Estados Unidos e iniciou a descida pelo continente, com a expectativa de atravessar ainda outras regiões antes de chegar ao destino final.

Agora, a aeronave está novamente pronta em Fort Lauderdale, e a próxima tentativa será pelo Caribe. A missão segue até Fortaleza, onde Alex pretende encerrar a volta ao mundo e celebrar a conclusão de uma jornada que já dura meses.

PUBLICIDADE

"Estamos indo, estamos indo. Muito obstáculo, muitas coisas para resolver, mas estamos avançando", disse o piloto.

Leia também
Siará Tech Summit reúne startups, empresas e pesquisadores em busca de inovação no Ceará
1º DIA
Siará Tech Summit reúne startups, empresas e pesquisadores em busca de inovação no Ceará
07 de out. de 2026 - 23:44
Incêndio de grandes proporções atinge prédio da UFPE após alunos receberem ameaças
LABORATÓRIOS DE PESQUISA
Incêndio de grandes proporções atinge prédio da UFPE após alunos receberem ameaças
07 de out. de 2026 - 23:02
Fortaleza vence, sobe para 3º lugar na tabela e rebaixa América-MG para a Série C
BRASILEIRÃO SÉRIE B
Fortaleza vence, sobe para 3º lugar na tabela e rebaixa América-MG para a Série C
07 de out. de 2026 - 22:43