PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
ALERTA

El Niño: Fortaleza recebe diálogo regional sobre ações para enfrentar efeitos do fenômeno

Encontro do governo federal reúne sociedade civil e órgãos públicos nesta quinta-feira (27), no Centro de Fortaleza

Compartilhe
El Niño: Fortaleza recebe diálogo regional sobre ações para enfrentar efeitos do fenômeno
Foto: Reprodução/NOAA

Fortaleza recebe nesta quinta-feira (27) uma etapa do Diálogo Regional El Niño 2026/2027, iniciativa do governo federal voltada à discussão de medidas de preparação e resposta aos possíveis efeitos do fenômeno climático. O encontro será realizado das 13h30 às 18h, na Rua Jaime Benévolo, nº 21, na Praça das Crianças, no Centro de Fortaleza.

A atividade é promovida pela Secretaria-Geral da Presidência da República e busca aproximar o governo federal de organizações da sociedade civil e movimentos sociais para apresentar políticas públicas relacionadas à preparação para o El Niño e discutir formas de participação social em situações de emergência climática.

Leia também: Acidente com carro derruba poste e bloqueia trecho da Washington Soares, em Fortaleza

O que será discutido no encontro sobre o El Niño?

O encontro em Fortaleza terá como foco as ações do governo federal para a mitigação dos possíveis efeitos do El Niño 2026/2027.

PUBLICIDADE

A proposta é apresentar as políticas públicas de preparação e resposta ao fenômeno e ampliar o diálogo com organizações da sociedade civil e movimentos sociais.

PUBLICIDADE

A iniciativa também pretende fortalecer mecanismos de participação, parceria e controle social diante de situações relacionadas a emergências climáticas.

Quem participa do Diálogo Regional El Niño?

Representantes de diferentes órgãos do governo federal participam dos encontros regionais.

PUBLICIDADE

Entre as instituições envolvidas estão a Casa Civil, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, o Ministério das Cidades, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o Ministério da Saúde e a Defesa Civil.

PUBLICIDADE

A participação de diferentes áreas do governo busca reunir perspectivas relacionadas aos impactos que eventos climáticos podem provocar em setores como saúde, agricultura, infraestrutura e proteção da população.

Onde será o encontro sobre o El Niño em Fortaleza?

O Diálogo Regional El Niño 2026/2027 será realizado na Rua Jaime Benévolo, nº 21, na Praça das Crianças, no Centro de Fortaleza.

PUBLICIDADE

A programação está prevista para esta quinta-feira, 27 de agosto de 2026, das 13h30 às 18h.

PUBLICIDADE

O encontro integra uma série de sete atividades presenciais organizadas pelo governo federal em diferentes regiões do país.

Quais cidades recebem os encontros sobre o El Niño?

Além de Fortaleza, outras seis cidades brasileiras fazem parte da programação dos Diálogos Regionais El Niño 2026/2027.

PUBLICIDADE

O primeiro encontro foi realizado no Rio de Janeiro, no dia 20 de agosto. No dia seguinte, Manaus recebeu a segunda atividade.

Depois de Fortaleza, a programação segue para Santarém, no Pará, em 28 de agosto. Na sequência, estão previstos encontros em Campo Grande, no dia 1º de setembro; Juazeiro, em 3 de setembro; e Porto Alegre, em 9 de setembro.

A realização dos encontros em diferentes regiões busca ampliar a participação de organizações locais nas discussões sobre preparação e resposta aos impactos climáticos.

PUBLICIDADE

Por que o El Niño preocupa?

O El Niño é um fenômeno climático associado ao aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial e pode provocar alterações nos padrões de chuva e temperatura em diferentes partes do mundo.

Os efeitos não são iguais em todas as regiões. No Brasil, o fenômeno pode estar relacionado a mudanças na distribuição das chuvas e nas temperaturas, com impactos que podem atingir diferentes setores.

Por isso, ações de preparação e planejamento são importantes para reduzir riscos e organizar respostas diante de possíveis eventos extremos.

PUBLICIDADE

Diálogo Regional El Niño 2026/2027 em Fortaleza

Data: quinta-feira, 27 de agosto de 2026

Horário: 13h30 às 18h

Local: Rua Jaime Benévolo, nº 21, Praça das Crianças, Centro de Fortaleza

PUBLICIDADE

Tema: ações de preparação e resposta aos efeitos do El Niño 2026/2027

Realização: Secretaria-Geral da Presidência da República

Participantes: órgãos federais, organizações da sociedade civil e movimentos sociais

PUBLICIDADE


Leia também
Acidente com carro derruba poste e bloqueia trecho da Washington Soares, em Fortaleza
ACIDENTE
Acidente com carro derruba poste e bloqueia trecho da Washington Soares, em Fortaleza
09 de out. de 2026 - 18:51
Professor de primeiros socorros é atingido por carro em Fortaleza; motorista foge
ACIDENTE
Professor de primeiros socorros é atingido por carro em Fortaleza; motorista foge
09 de out. de 2026 - 17:31
Caminhão com brita arrasta fiação e deixa poste prestes a cair na Maraponga, em Fortaleza
ACIDENTE
Caminhão com brita arrasta fiação e deixa poste prestes a cair na Maraponga, em Fortaleza
09 de out. de 2026 - 17:17