Uma foto de um encontro entre o advogado Ciro Rocha Soares e o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi enviada a Daniel Vorcaro durante uma articulação para aproximar o então dono do Banco Master do magistrado. Na sequência, Ciro encaminhou um áudio ao banqueiro em que afirmou: “Fala, Vorcarinho, trabalhando por você! Levei o André lá no Vasco agora, pra fazer um terno.”
As mensagens e os áudios foram extraídos do celular de Daniel Vorcaro e divulgados nesta quarta-feira (2). O material indica que a aproximação entre o banqueiro e Mendonça começou a ser construída em fevereiro de 2025 e terminou com um encontro entre os dois em março daquele ano, em São Paulo.
A reunião ocorreu no dia 14 de março, no Instituto Iter, fundado por Mendonça em 2023. Segundo os registros divulgados, Vorcaro permaneceu aproximadamente duas horas no endereço. O gabinete do ministro, porém, informou que a conversa durou entre 20 e 30 minutos.
O material foi obtido pelo jornalista Paulo Motoryn e publicado originalmente na newsletter Noites Húngaras, no Substack.
Foto mostra advogado ao lado de André Mendonça
A sequência de mensagens começou em 7 de fevereiro de 2025. Às 14h03 daquele dia, Ciro Rocha Soares escreveu para Vorcaro: “Tô com André M.”
No dia seguinte, o advogado encaminhou uma fotografia em que aparece ao lado de Mendonça. Logo depois, enviou o áudio no qual disse estar “trabalhando” para Vorcaro e relatou que havia levado o ministro a uma alfaiataria. “Fala, Vorcarinho, trabalhando por você! Levei o André lá no Vasco agora, pra fazer um terno.”
A fotografia teria sido registrada em uma unidade da Alfaiataria Vasco Vasconcelos. As mensagens divulgadas não esclarecem se Ciro Soares tinha contrato formal com Vorcaro, com o Banco Master ou com alguma empresa ligada ao grupo.
A interlocução avançou nos dias seguintes. Em 16 de fevereiro, Ciro enviou outra mensagem ao banqueiro: “Opa, Dani!!! Preciso muito falar com você. O A.M. quer recebê-lo. E preciso agendar o quanto antes.” Na sequência, escreveu: “Muito importante sua ida nele junto comigo”.
Vorcaro respondeu sugerindo que o encontro fosse marcado para uma quarta-feira.
Advogado disse que Mendonça queria receber Vorcaro
Em outro áudio, Ciro Soares relatou a Vorcaro o conteúdo de uma conversa que teria mantido com Mendonça.
“O André Mendonça disse que quer te receber junto comigo.”
O advogado também fez referência à situação envolvendo o Banco Central e afirmou que Mendonça teria conhecimento do assunto.
“Ele sabe, soube da situação do Banco Central toda. Eu contei. Ele já sabia que o Cezinha já tinha falado com ele.”
A menção ao Banco Central aparece nas conversas que antecederam o encontro. Os registros apresentados, entretanto, não esclarecem qual providência Vorcaro pretendia discutir com o ministro nem quais medidas, se alguma, teriam sido tratadas posteriormente.
Em outra mensagem, Ciro afirmou:
“O André quer te receber. Acho que eu dei uma balançada nele naquele assunto.”
O áudio não detalha qual era o assunto mencionado pelo advogado.
As mensagens também apontam a participação do deputado federal Cezinha de Madureira (PL-SP) na aproximação. Segundo Ciro, o parlamentar já havia conversado com Mendonça sobre a situação antes da reunião com Vorcaro.
Encontro com Vorcaro ocorreu em março de 2025
A existência da reunião foi confirmada pelo próprio André Mendonça. Segundo o gabinete do ministro, Vorcaro foi recebido uma única vez, em março de 2025, por iniciativa do empresário.
A versão oficial também afirma que Mendonça se limitou a ouvir o então banqueiro. No mesmo mês, o ministro recebeu o advogado Ciro Soares e mantém nos registros do gabinete os memoriais escritos apresentados durante o contato.
De acordo com o gabinete, o assunto tratado foi a Suspensão de Tutela Provisória (STP) 976, que estava sob julgamento do STF e discutia créditos de precatórios de interesse do Banco Master.
Na data do encontro, segundo a manifestação, o processo estava com pedido de vista de outro ministro.
O gabinete informou ainda que Vorcaro havia buscado interlocução semelhante com outros integrantes do STF para tratar do mesmo assunto.
A nota acrescenta que a atuação jurisdicional de Mendonça foi contrária à posição defendida pelo empresário e estaria de acordo com o entendimento historicamente adotado pelo ministro em casos semelhantes.
Sobre os áudios e mensagens atribuídos a terceiros, o gabinete declarou que “o ministro não comenta diálogos privados entre terceiros, cujo teor não lhe cabe confirmar”.
A manifestação afirma, por fim, que a atuação pública e privada de Mendonça é pautada pela legalidade e pela impessoalidade.
Mendonça assumiu caso Master em 2026
O encontro ocorreu em março de 2025, quase um ano antes de André Mendonça ser designado relator do caso Banco Master no STF.
Mendonça assumiu a relatoria em fevereiro de 2026, depois que o ministro Dias Toffoli deixou a função.
A cronologia dos acontecimentos é relevante porque as mensagens divulgadas mostram que a aproximação entre Vorcaro e Mendonça foi construída antes de o atual relator assumir formalmente a condução do caso no Supremo.
Também não há, nas informações apresentadas, comprovação de que Mendonça tenha interferido no Banco Central, tomado alguma decisão em benefício de Vorcaro ou adotado medida favorável ao Banco Master em razão da reunião.
Os registros apontam a existência da articulação para aproximar o banqueiro do ministro e a realização posterior do encontro, mas não esclarecem qual foi o conteúdo integral da conversa ou se dela resultou alguma providência específica.
Divulgação ocorre em meio à investigação sobre o Banco Master
A publicação das mensagens aconteceu um dia depois de documentos da Polícia Federal relacionados ao caso Banco Master terem tido o sigilo levantado por determinação de André Mendonça.
Na terça-feira (1º), o ministro determinou o levantamento do sigilo da PET 16.662 e afirmou que os novos elementos apresentados pela Polícia Federal deveriam ser examinados pelo plenário do Supremo, em sessão presencial e pública.
Mendonça classificou o plenário como a “instância soberana” para analisar as informações “de modo técnico e estritamente jurídico”.
A data da sessão ainda deverá ser definida pelo presidente do STF, Edson Fachin.
Também na terça-feira, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu a anulação da apuração feita pela Polícia Federal sobre as conversas de Daniel Vorcaro.
Segundo Gonet, Mendonça não poderia ter determinado à Polícia Federal o aprofundamento da investigação envolvendo o ministro Alexandre de Moraes sem autorização prévia do plenário do STF.
O Supremo tinha sessão plenária prevista para esta quarta-feira (2), a partir das 14h. A análise do caso, porém, não estava prevista para aquela sessão. Uma eventual investigação contra Moraes dependeria de decisão de Fachin sobre a inclusão do tema na pauta.
O que os registros mostram
As mensagens e os áudios divulgados permitem estabelecer uma sequência de contatos que começa em fevereiro de 2025, passa pela atuação de Ciro Soares e pela referência à participação de Cezinha de Madureira e culmina no encontro entre Vorcaro e Mendonça em março.
A foto enviada pelo advogado e o áudio em que ele diz “trabalhando por você, Vorcarinho” fazem parte desse conjunto de registros.




