Os cuidados foram preventivos ao contágio do novo coronavírus
Arquidiocese de Fortaleza ganha 13 novos diáconos com celebração marcada por restrições
Número restrito de fiéis e sacerdotes, distanciamento, ablução de álcool em gel entre um momento e outro são apenas algumas das adaptações feitas para a Concelebração de Ordenação Diaconal, presidida pelo Arcebispo Dom José Antonio, que foi realizada na terça-feira, dia 8 de dezembro, às 18h30min, na Matriz de São João do Tauape. O Rito foi transmitido pelo Youtube da Arquidiocese de Fortaleza e a entrada na Igreja esteve restrita para os convidados, mediante apresentação do exibível. Os cuidados foram preventivos ao contágio do novo coronavírus.
Sendo uma das mais tradicionais celebrações da Igreja Católica, os ritos da ordenação chamam a atenção pela riqueza de símbolos, como o momento em que o Arcebispo impõe as mãos sobre os candidatos. A diferença neste ano é a higienização que o Presidente da Celebração fez entre uma imposição e outra. Os sacerdotes acompanharam o momento à distância.
Cada ordenando pode convidar apenas dez pessoas e um padre para participar da celebração. Nas celebrações anteriores este número era ilimitado. O ritual da vestição também foi organizado para evitar aglomeração e o toque. Os treze não vestiram a dalmática (indumentária característica do Diácono) ao mesmo tempo, mas o rito se fez de dois em dois. Diferente também das demais celebrações de ordenação diaconal, quando todos subiam ao altar após a oração consecratória, nesta, apenas um Neo-Diácono subiu ao presbitério, representando a todos.
O ato do juramento de fidelidade e assinatura do compromisso de celibato (voto de castidade) foi antecipado para uma celebração realizada no mês de novembro. Foi suspenso o uso do turíbulo, artefato religioso para comportar brasas e queimar incenso, por conta do uso do álcool durante a celebração. Ministério de Música foi reduzido e cada ordenando se prostrou em cima de uma espécie de colcha, para não ter que tocar o chão diretamente.
Lista dos novos diáconos
Foram ordenados Diáconos Adauto José de Oliveira Junior, Adriano Alves de Lima, Antonio Gomes Vieira Macedo Júnior, Antonio Gleison Freitas, Francisco Edvando Simplício Ferreira, Francisco Levi de Oliveira Campos, Vanderlúcio Souza, Joaquim Fernando Pontes III, João Frota Melo, José Carlos Miranda Moura, Kássio Célio Moura, Saulo Maia Dantas e Thyarles Guimarães Lima.
Da lista acima, três são membros da Comunidade Shalom. Na relação da Arquidiocese, os seminaristas Antonio Gomes e Thyarles Guimarães fizeram seu estágio pastoral na Boca do Acre, município localizado no estado do Amazonas. Depois de ordenados Diáconos, eles retornam para dar continuidade à missão dentro do projeto chamado Igreja Irmãs.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.