Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
GOVERNO FEDERAL
Prova de vida de servidores federais está suspensa até 30 de junho
Retomada ocorrerá em 1º de julho
AGÊNCIA BRASIL
Postado em 26 de maio de 2021
Prova de vida de servidores federais está suspensa até 30 de junho
Foto: Divulgação

O governo federal decidiu manter suspensa a exigência de prova de vida para aposentados e pensionistas do Poder Executivo Federal até 30 de junho. A medida foi publicada nesta segunda-feira (24) no Diário Oficial da União.

O recadastramento anual dos beneficiários está suspenso desde março do ano passado, quando passaram a valer medidas restritivas para evitar a disseminação do novo coronavírus. O prazo do adiamento terminaria no próximo dia 31 de maio.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Antes da pandemia, a prova de vida era realizada presencialmente em uma agência bancária da instituição financeira pela qual aposentados e pensionistas recebem os proventos ou benefícios.

O Ministério da Economia explica que a suspensão do procedimento não afeta o recebimento de proventos e pensões dos beneficiários que fizeram aniversário a partir de janeiro de 2020 e ainda não realizaram a prova de vida anual.

Encerrado o prazo, os beneficiários deverão realizar o recadastramento anual no mês de aniversário, sendo essa a condição para a continuidade do recebimento dos benefícios.

O adiamento da exigência não se aplica a quem estiver com o benefício suspenso. A prova de vida para servidores federais deverá voltar a ser exigida a partir de primeiro de julho deste ano.

Leia também | Prova de vida digital do INSS é liberada para aposentados e pensionistas

Prova de vida por aplicativo

Segundo o Ministério da Economia, uma alternativa ao comparecimento presencial ao banco é realizar o procedimento digital pelo aplicativo SouGov.br. Para isso, o beneficiário precisa ter a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral ou no Departamento Nacional de Trânsito. A comprovação digital é feita por meio da validação facial, no aplicativo.

Leia também | Ceará recebe 231.500 doses da vacina AstraZeneca; lote da Pfizer deve chegar ainda nesta quarta (26)

>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<


Deixe seu comentário