Ministério da Saúde aguarda a chegada de lote com 3 milhões de vacinas da Janssen ainda esta semana | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
VACINA CONTRA A COVID-19
Ministério da Saúde aguarda a chegada de lote com 3 milhões de vacinas da Janssen ainda esta semana
Ministério da Saúde afirmou que a empresa não explicou os motivos ou quando o lote será enviado.
Redação GCMAIS
Postado em 14 de junho de 2021
Ministério da Saúde aguarda a chegada de lote com 3 milhões de vacinas da Janssen ainda esta semana
Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde confirmou nesta segunda-feira (14) que a farmacêutica Janssen adiou a entrega de um novo lote de 3 milhões de doses de imunizantes para o combate à covid-19 que chegaria ao Brasil nesta terça-feira (15). O ministério disse que a entrega das 3 milhões de doses deve ocorrer nesta semana. A pasta afirmou que a empresa não explicou os motivos ou quando o lote será enviado.

Leia também | Covid-19: Anvisa amplia prazo de validade da vacina da Janssen

O lote consistia em um adiantamento anunciado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no fim-de-semana. Elas possuem validade até o dia 27 de junho.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Com o adiamento da entrega que ocorreria nesta segunda-feira, o desafio de garantia da logística e aplicação do imunizante fica mais complexo. No cronograma original, com a chegada amanhã, a previsão era que demorasse dois dias para começar a distribuir as doses aos estados.

Leia também | Fortaleza terá repescagem de segunda dose da CoronaVac no próximo domingo (20)

O Ceará está programado para receber cerca de 120 mil doses da vacina contra covid-19 da Janssen. Aqui, ela seria usada na imunização do público entre 30 e 44 anos de idade, em ordem decrescente.

A vacina da Janssen é aplicada em dose única, e utiliza uma tecnologia de vetor viral não replicante, ou seja, há uma modificação do adenovírus para que ele perca o poder de replicação. Com isso, ele não é capaz de causar nem mesmo um resfriado. Depois, os cientistas colocam parte do material genético do Sars-CoV-2 nele. Ao entrar no organismo, esse composto induz nosso sistema imunológico a produzir anticorpos contra o coronavírus, sem o risco de gerar a Covid-19.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Leia também | Pfizer ia ressarcir Brasil se não entregasse as doses combinadas, mas Governo Federal ignorou negociações

Com informações da Agência Brasil


Deixe seu comentário