ESPECIALISTA EXPLICA

Tarcísio Meira: como alguém pode morrer mesmo com 2 doses da vacina? Entenda

O especialista explica o que pode ter acontecido e reforça a importância da vacinação

Compartilhe:
12 de agosto de 2021
Márcia Catunda

O ator Tarcísio Meira morreu nesta quinta-feira (12), vítima da covid-19, mesmo já tendo tomado as duas doses da vacina. O fato acabou repercutindo nas redes sociais e diversas pessoas começaram a questionar a eficácia dos imunizantes. Em entrevista ao GCMAIS, Fabrício Martins, supervisor do Centro de Educação Permanente da Escola de Saúde Pública do Ceará, explica o que pode ter acontecido e reforça a importância da vacinação.

Tarcísio Meira: como alguém pode morrer mesmo com 2 doses da vacina? Entenda
Foto: Reprodução

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Em visita ao Ceará, ministro da Saúde cobra colaboração dos estados no andamento da vacinação contra covid-19

“Infelizmente, hoje, o Brasil perdeu um grande ator, Tarcísio Meira. E nós, profissionais de saúde, as instituições públicas, que têm que lidar com covid, temos visto alguns questionamentos em relação ao fato de que o ator já estava vacinado com as duas doses, e, infelizmente, veio a falecer”, relata Fabrício Martins.

O especialista explica que “o efeito que a vacina trás para as pessoas é criar uma resposta do sistema imune ao vírus que faça com que você não pegue a infecção ou, se pegar, seja mais leve e moderada e se reduza, significativamente, a possibilidade de você falecer Nenhuma vacina tem uma proteção 100%. Existem fatores individuais que podem reduzir a eficácia da vacinação e isso já é sabido em qualquer vacina, isso não vale só para a covid-19”.

Leia também | Mais de 80% da população adulta de Fortaleza está vacinada com pelo menos uma dose contra a Covid-19

Fabrício Martins reforça que a vacinação não é uma estratégia de saúde que busca imunizar apenas uma pessoa, mas que tem um caráter coletivo e, quanto mais pessoas imunizadas, menor a chance do vírus chegar aos mais vulneráveis.

“Nesse momento, é preciso continuar se vacinando, quanto mais pessoas estiverem vacinadas a efetividade da vacina na comunidade vai aumentar. Quando você se vacina, você não só se protege, você reduz a chance de pegar covid e ficar mais grave. Embora não seja 100%, mas reduz bastante e você protege quem está do seu lado. A vacinação não é uma conduta só individual. A vacinação é uma conduta coletiva”, explica.

Para o profissional da saúde, o surgimento da variante Delta e o aumento no número de infecções em vários países está reforçando a eficácia e a importância da vacinação.

Leia também | Ocupação de leitos de covid-19 cai para 80% pela primeira vez no ano

“Vários países têm apresentado um aumento de casos com a variante Delta sem que isso, necessariamente, aumente o número de internações. Porque a vacina, na grande maioria dos casos, vai acabar te dando uma proteção maior caso você pegue a infecção. Como [no Brasil] muita gente não está vacinada, muitas pessoas ainda estão expostas. Então o que precisamos fazer é vacinar, vacinar e vacinar. E manter as medidas de distanciamento social e máscara até que a gente tenha um controle melhor da pandemia”, conclui.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.