O governador de São Paulo, João Doria, determinou nesta quinta-feira (2) que o uso de máscaras em ambientes abertos será mantido, devido às incertezas sobre o impacto do surgimento da variante Ômicron.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A recomendação foi feita pelo Comitê Científico, que mencionou os riscos das aglomerações em festas de Natal e Réveillon.
Anteriormente, em São Paulo, havia sido anunciada a flexibilização do uso de máscaras a partir do próximo dia 11.A vacinação contra a covid-19 registra 78 milhões de doses aplicadas nos 645 municípios paulistas; 76,15% da população tem esquema vacinal completo e 84,7% está com uma dose de imunizante.
Nesta quarta-feira (1º), o estado paulista registrou o terceiro caso de paciente com a variante Ômicron no Brasil. O homem de 29 anos, vindo da Etiópia, desembarcou em Guarulhos, sem sintomas, mas fez o teste que deu positivo para covid-19 no último sábado. O homem havia sido vacinado com as duas doses do imunizante da Pfizer.
A amostra deste terceiro caso foi sequenciada geneticamente pelo Instituto Adolfo Lutz. Além dele, outros dois pacientes, um homem de 41 anos e uma mulher de 37, provenientes da África do Sul, tiveram a confirmação da presença da variante Ômicron. A verificação foi feita pelo Adolfo Lutz na tarde de ontem, após sequenciamento genético feito pelo laboratório do Hospital Israelita Albert Einstein.
O casal havia sido vacinado com o imunizante da Janssen na África do Sul, de acordo com informações atualizadas nesta quarta-feira (1º) pela vigilância municipal de São Paulo.
Leia também | São Paulo registra terceiro caso da variante Ômicron
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<