NOVA MEDIDA

Governo vai exigir comprovante de vacina para quem entrar no Brasil

Regra vale para entrada por via aérea; quem não tiver completado o esquema vacinal, terá de cumprir quarentena de 5 dias

Compartilhe:
9 de dezembro de 2021
Portal GCMAIS

O governo federal vai passar a exigir o comprovante da vacina contra a Covid-19 para estrangeiros e brasileiros que entrarem no Brasil por via aérea. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (9), e é assinada pelos ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, da Casa Civil, Ciro Nogueira, da Justiça, Anderson Torres, e da Infraestrutura, Tarcísio Freitas. A exigência entra em vigor a partir do próximo sábado (11).

Governo vai exigir comprovante de vacina para quem entrar no Brasil
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Com isso, quem quiser desembarcar no Brasil, precisa apresentar comprovante de vacinação com duas doses ou dose única de alguma dos imunizantes aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), como CoronaVac, Oxford/AstraZeneca, Pfizer/BioNTech e Janssen.

Além disso, o viajante deverá fornecer à companhia aérea, ainda no embarque, a Declaração de Saúde do Viajante emitida até 24h antes da viagem, assim como um teste negativo para a Covid-19. Serão aceitos exames de antígeno feitos até 24h antes do embarque, ou de laboratório, o RT-PCR, realizado até 72 horas antes da viagem.

Se o indivíduo não tiver o comprovante da vacina com a última aplicação tendo ocorrido até 14 dias antes da viagem, terá de se submeter a uma quarentena de cinco dias ao chegar no Brasil. Ao final desse período, deve fazer um teste para verificar se está infectado pelo coronavírus. Se a pessoa se recusar a fazer a testagem, continuará em isolamento.

Leia também | Governo Federal anuncia quarentena de cinco dias para viajantes não vacinados

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.