Anvisa confirma terceiro caso do superfungo Candida auris no Brasil | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
SUPERFUNGO
Anvisa confirma terceiro caso do superfungo Candida auris no Brasil
O surto é caracterizado pelo surgimento de um microrganismo novo na epidemiologia de um país
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 14 de janeiro de 2022
Anvisa confirma terceiro caso do superfungo Candida auris no Brasil
Foto: Centers For Disease Control and Prevention (CDC)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou o terceiro caso do fungo Candida auris no Brasil, no Hospital da Restauração no Recife, em Pernambuco, após a análise do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

De acordo com a agência, pelo menos dois pacientes foram diagnosticados com a doença. Os dois deram entrada no hospital no ano passado. Um homem, de 38 anos, teve alta no dia 30 de dezembro. Já uma mulher de 70 anos morreu no dia 5 deste mês. Um terceiro caso suspeito está em investigação laboratorial.

Ainda segundo a Anvisa, nessa situação o surto é caracterizado pelo surgimento de um microrganismo novo na epidemiologia de um país – mesmo que fosse apenas um paciente.

A Anvisa informou que o Hospital da Restauração já estabeleceu medidas de precaução e adotou ações para prevenção e controle do surto. A força-tarefa nacional foi acionada e várias ações de vigilância, monitoramento, prevenção e controle foram intensificadas. Essa força-tarefa é composta por instituições públicas de saúde locais e nacionais.

Leia também | Anvisa publica alerta de risco após confirmar caso de Candida auris

Candida auris

A Candida auris é um superfungo, resistente a diversos remédios – o que dificulta o combate à infecção. Além disso, é difícil de identificar, porque costuma ser confundido com outras leveduras. Desde 2016 a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta sobre o risco de surtos desse fungo na América Latina. No Brasil, o primeiro caso de Candida auris foi relatado em 2020.


Deixe seu comentário