A campanha de vacinação no Brasil completa um ano nesta segunda-feira (17), quando a enfermeira Mônica Calazans se tornou a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no País.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O início da vacinação foi autorizado depois da aprovação do uso emergencial dos imunizantes contra a covid-19 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), quando a pandemia já assolava o País há quase um ano.
As primeiras doses da vacina contra a covid-19 foram aplicadas em São Paulo. A primazia coube à enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, que recebeu o imunizante Coronavac, produzido no Brasil pelo Instituto Butantan, no Hospital das Clínicas de São Paulo.
Moradora de Itaquera, bairro da zona leste de São Paulo, Mônica é uma das milhares profissionais de saúde que atuaram na linha de frente do tratamento contra a covid-19, exercendo a profissão de enfermeira no hospital Emílio Ribas. Em 2020, Mônica foi a vencedora do prêmio Notáveis CNN pela sua luta contra o novo coronavírus.
Leia também | Primeira brasileira vacinada em solo nacional comemora: “recomeço de uma vida”
Profissional de saúde de carreira, Mônica atuou como auxiliar de enfermagem durante 26 anos e se formou enfermeira aos 47 anos. Paciente com comorbidades, ela tem perfil de alto risco com três complicações da Covid-19: obesidade, hipertensão e diabetes.
Dados da vacinação Brasil um após após o início da campanha
O Brasil chega à marca de um ano de vacinação contra a Covid-19 com mais de 145 milhões de pessoas estão totalmente imunizadas, o que representa cerca de 70% da população brasileira. Já a dose de reforço já foi aplicada em mais de 32 milhões de brasileiros, o que equivale a pouco mais de 15% da população. Os dados são do Ministério da Saúde.
Leia também | Ceará registra 92,59% de ocupação de leitos de UTI para tratamento da Covid-19
Primeira pessoa vacinada no Ceará
No Ceará, a campanha de vacinação contra a Covid-19 começou no dia 18 de janeiro de 2021, um dia após a primeira dose ser aplicada no País. A primeira pessoa vacinada no Ceará foi a técnica de enfermagem Maria Silvana Souza dos Reis, de 51 anos. Ele recebeu o imunizante da Coronavac no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (HELV) onde trabalha, desde o início da pandemia, quando a unidade hospitalar foi solicitada e reestruturada pelo Governo do Ceará para atender pacientes com os casos mais graves da doença causada pelo coronavírus.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
“Trabalho na UTI Covid do hospital referência da doença; me sinto honrada e feliz, pela minha saúde, (a de) meus familiares e colegas de trabalho e por poder continuar ajudando os pacientes que precisam de cuidados”, comemorou a cearense.