DESCARGAS ATMOSFÉRICAS

Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo, aponta Inpe

Para se ter uma ideia, um raio possui cerca de mil vezes mais intensidade que um chuveiro elétrico

Compartilhe:
22 de janeiro de 2022
Portal GCMAIS

O Brasil é o país com maior incidência de raios em todo o planeta. Por ano, são mais de 70 milhões de descargas elétricas registradas no território brasileiro.

Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo, aponta Inpe
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Para se ter uma ideia, um raio possui cerca de mil vezes mais intensidade que um chuveiro elétrico. Pode chegar a mais de 30 mil Ampères, com potência capaz de percorrer 5 km de distância.

Para o coordenador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Osmar Pinto Junior, a localização do Brasil favorece a quantidade de descargas elétricas que recebe.

Em uma projeção feita pelo Inpe, entre os anos de 2081 e 2100, o Brasil deverá aumentar de 70 para 100 milhões a ocorrência de raios ao ano e se manter na liderança mundial de descargas elétricas, com a região norte no topo da lista do país.

Incidência de raios no Ceará

O Ceará registrou, nos 16 primeiros dias do ano, 26.942 raios. Os dados foram divulgados pela Enel Distribuição, por meio do Sistema de Monitoramento e Alerta que monitora, entre outras ocorrências, as descargas atmosféricas no estado.

Em 2022, os municípios mais atingidos são Crateús (1.868 descargas), Santa Quitéria (936), Granja (872), Acopiara (642) e Santana do Cariri (614). Dentre as macrorregiões mais afetadas no Ceará, o Sertão de Crateús lidera os registros, com um total de 4.734 raios; seguido pelo Centro-Sul (4.262) e Vale do Jaguaribe (3.952).

No dia 13 de janeiro foi registrado o maior número de descargas atmosféricas no Ceará, contabilizando um total de 6.852 raios, seguido pelo dia 11 (5.333), pelo dia 1º (2.706).

Em 2021, Granja e Santa Quitéria se mantiveram no ranking e foram os municípios com maior incidência de raios, sendo Granja o primeiro lugar (7.461) e Santa Quitéria, o segundo (3.327). Março de 2021 foi o mês com o maior número de incidências, com o registro de 32.463 descargas atmosféricas. Ao todo, foram contabilizados 97.795 raios no Ceará.

Leia também | Ceará registra quase 27 mil raios nos primeiros 16 dias de 2022, diz Enel

Cuidados dentro de casa durante tempestade:

· Evitar o uso do celular, secador de cabelo, ferro elétrico e outros aparelhos conectados à tomada;

· Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;

· Evitar consertos de instalações elétricas;

· Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa durante tempestade:

· Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;

· Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.