Joaquim José da Silva Xavier nasceu em 12 de novembro de 1746, na então Capitania de Minas Gerais
Dia de Tiradentes é feriado? Entenda
21 de abril é feriado em todo o Brasil pelo Dia de Tiradentes. A “folga” é a última do mês. Personagem histórico, o homem que dá nome a esta data comemorativa viveu no século XVIII e é lembrado até hoje como um herói no movimento republicano no Brasil. Mas, afinal, quem foi ele?
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Quem foi Tiradentes?
Joaquim José da Silva Xavier nasceu em 12 de novembro de 1746, na então Capitania de Minas Gerais. Como os pais morreram quando ele ainda era jovem, atuou em diversas funções para conseguir o seu sustento. Entre elas, foi dentista amador, ofício que deu a Joaquim o apelido de Tiradentes.
Tiradentes foi um dos participantes da Inconfidência Mineira, um dos movimentos separatistas do Brasil. Esta conspiração surgiu da elite de Minas Gerais, influenciada pelas ideias iluministas da Europa e revoltada com a cobrança de impostos da Coroa Portuguesa.
A Inconfidência Mineira tinha como objetivo assassinar o governador da capitania e declarar Minas Gerais como um Estado Republicano. A conspiração, porém, não chegou a acontecer porque o grupo foi denunciado por Joaquim Silvério dos Reis, que delatou os companheiros em troca de se livrar das dívidas que possuía com a Coroa Portuguesa. Em 1789, os inconfidentes foram presos, entre eles Tiradentes.
A prisão e a morte
Após a prisão, o julgamento dos envolvidos na Inconfidência Mineira durou três anos. Neste período, diversas pessoas negaram ter participado da conspiração, mas Tiradentes foi um dos que falou abertamente sobre o seu envolvimento.
Quando foi decretada a sentença dos inconfidentes, em 1792, dez pessoas receberam a pena de morte por enforcamento. Porém, a Rainha D. Maria I concedeu o perdão a nove dos envolvidos, que foram expulsos do Brasil. Somente um foi morto: Tiradentes.
Os historiadores levantam duas possibilidades para ele ter sido o único a ser morto. Uma é que, diferente dos demais, Tiradentes não era membro da elite, então não tinha uma influência na Coroa Portuguesa. A outra é que ele era o único a falar abertamente sobre o envolvimento na conspiração.
Na manhã de 21 de abril de 1792, Tiradentes foi enforcado no Rio de Janeiro. Depois, seu corpo foi esquartejado e espalhado pela estrada que dava acesso a Ouro Preto. A cabeça do inconfidente foi enfiada em uma estaca e exibida na praça central da Cidade. Isso tudo era uma forma da Coroa Portuguesa de tentar reprimir futuras rebeliões.
Herói
A Proclamação da República no Brasil só aconteceu em 1889, quase um século depois da morte de Tiradentes. Porém, foi nesse período que ele começou a ser reconhecido como um símbolo na luta republicana e exaltado como um herói nacional.
Leia mais | Maioria dos feriados em 2022 cairá no meio da semana
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.