INSS: primeira parcela do 13º será paga até sexta-feira (6) | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
BRASIL
INSS: primeira parcela do 13º será paga até sexta-feira (6)
Os pagamentos da segunda parcela estão previstos para iniciar no dia 25 de maio
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 4 de maio de 2022
INSS: primeira parcela do 13º será paga até sexta-feira (6)
Foto: Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza os últimos pagamentos da primeira parcela do 13º salário até sexta-feira (6). O pagamento, desta vez, será para aqueles que recebem o benefício por incapacidade temporária ou ganham acima de um salário mínimo (R$ 1.212).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A antecipação do benefício ocorreu por meio da publicação de uma Medida Provisória e movimentará mais de R$ 56 bilhões que serão pagos a mais de 30 milhões de segurados da Previdência Social. De acordo com o contador e especialista em assuntos econômicos, Marcos Sá, “o valor poderá ser um auxílio na quitação de dívidas”.

“O 13º salário é direito de todos os segurados do INSS que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Além de injetar valores consideráveis à economia brasileira, o pagamento facilitará a liquidação de débitos, sobretudo de cartão de crédito, onde existe um alto índice de inadimplência e juros das financeiras”, destaca o contador.

Ainda de acordo com o especialista, os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor do 13º, calculada de acordo com a duração do benefício. Diferente desse grupo, por lei, os que recebem benefícios assistenciais, como o Auxílio Brasil, não têm direito ao 13º salário.

Segunda parcela do 13º do INSS

Os pagamentos da segunda parcela estão previstos para iniciar no dia 25 de maio, lembrando que o calendário leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.

Leia mais | Agências do INSS retomam atendimentos presenciais

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Deixe seu comentário