UFRJ: pesquisa aponta como a crise ambiental é percebida nas classes B e C | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
MUDANÇA CLIMÁTICA
UFRJ: pesquisa aponta como a crise ambiental é percebida nas classes B e C
Pesquisa foi realizada em março de 2022
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 28 de maio de 2022
UFRJ: pesquisa aponta como a crise ambiental é percebida nas classes B e C
Foto: Divulgação

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, por meio do Laboratório Conexões do Clima, realizou em março de 2022 a pesquisa “Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Econômico: percepções da população da Região Metropolitana do Rio de Janeiro”.

O levantamento, que foi lançado no dia 24 de maio, fez um diagnóstico sobre como as classes B e C percebem os efeitos do aquecimento global em seu dia a dia.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Um dos temas que mais geram preocupação é o de chuvas intensas, inundações, deslizamentos e segurança hídrica. Queimadas na Amazônia e no Pantanal também foram lembradas, mas como problemas mais distantes.

As cenas dos recentes desabamentos de encostas em Petrópolis, na Região Serrana, ou a vivência de dramas pessoais, com o enfrentamento de alagamentos de ruas e casas em períodos de chuvas, tanto na baixada fluminense como em diferentes regiões do estado, ajudam a acentuar a ideia de que existe um risco cada vez maior para todos.

A pesquisa, realizada de forma qualitativa, reuniu oito grupos focais, cada um com 8 a 10 pessoas. A partir daí, foram estabelecidas dinâmicas com debates de até duas horas de duração com cada grupo.

Um ponto de destaque do levantamento é a de que há hoje uma grande preocupação com a infraestrutura habitacional e com a melhoria da rede de saneamento. Lixo e esgoto são problemas levantados com frequência e espontaneamente.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Deixe seu comentário