Dia dos Namorados movimenta o comércio ambulante na cidade; confira dicas pra surpreender seu amor | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
O AMOR ESTÁ NO AR
Dia dos Namorados movimenta o comércio ambulante na cidade; confira dicas pra surpreender seu amor
Entenda por que no Brasil a data é diferente de outros países
TIAGO LIMA
Postado em 12 de junho de 2022
Dia dos Namorados movimenta o comércio ambulante na cidade; confira dicas pra surpreender seu amor
Foto: Agência Brasil

Neste domingo (12) é celebrado o Dia dos namorados. Tem muita gente que compra presentes, faz um jantar, prepara uma loucura de amor, entre outras coisas pra agradar a pessoa amada.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Tem também aqueles que aproveitam pra fazer uma “bico” e ganhar uma graninha extra. Nas ruas da cidade, é possível encontrar muitos vendedores nos sinais, nas paradas de ônibus, ou até mesmo nos parques vendendo rosas, chocolates, perfumes.

Leia mais | Estudo aponta sequelas neurológicas em pacientes leves de covid-19

O ambulante José Chagas faz o relato das vendas do Dia dos Namorados.

A venda ainda não está muito boa, mas a gente vai levando aos poucos. Deus abençoa e a gente vai conseguindo. A data é importante pra nós. Os jovens estão namorando e tem as festas juninas, que já animam mais as vendas. Sempre no Dia dos Namorados, Dia das Mães e dia das Mulheres, essas 3 datas, eu vendo pra ganhar um extra.

É muito comum nesta data a troca de cartões-postais e presentes especiais entre namorados. Muitos casais viajam ou planejam um jantar especial, aproveitando para celebrar sua união e agradecer o companheirismo e a dedicação entre ambos durante o ano todo.

Pelas ruas da cidade, quem passa de carro pelos sinais encontra vendedores como a Ana Carla. Ela resolveu sair para as vendas a fim de conseguir uma renda a mais neste dia dos apaixonados.

Hoje ainda tá fraco, mas daqui a pouco melhora. Eles chamam a gente nos carros e a gente vai lá vender. Toda mulher gosta de ser agradada, né?

Dia dos Namorados em junho?

A data surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo, João Doria Júnior, conheceu o Valentine’s Day (em português, Dia de São Valentim, 14 de fevereiro) em uma de suas viagens ao exterior, e trouxe a mesma ideia para o Brasil, porém adaptada. O objetivo do publicitário era aumentar as vendas, pois em junho o desempenho do comércio era fraco.

Assim, aproveitando-se da fama de Santo Antônio, santo português conhecido como santo casamenteiro e protetor dos noivos, que é comemorado no dia 13 de junho, João Doria sugeriu que o Dia dos namorados fosse comemorado no dia anterior, 12 de junho.

Estratégias do amor

Em Lisboa, é tradição celebrar um casamento coletivo no dia 13 de junho, na própria Igreja onde Santo Antônio nasceu.

Para quem deseja casar, há várias simpatias para realizar no dia de Santo Antônio. Uma delas consiste em retirar o Menino Jesus que o santo carrega, prometendo devolvê-lo apenas depois que encontrar um marido.

Outra simpatia é colocar a imagem de Santo Antônio de cabeça para baixo, prometendo mudá-la de posição somente quando Santo Antônio arranjar um marido. Estes rituais são geralmente feitos na madrugada do dia 12 para o dia 13 de junho.

Valentine’s Day

Fora do Brasil, especialmente nos Estados Unidos e na Europa, o Dia dos Namorados é celebrado em 14 de fevereiro, data conhecida como Valentine’s Day (em português, Dia de São Valentim).

O Dia de São Valentim homenageia Valentim, bispo que ficou conhecido por celebrar casamentos em sigilo em Roma, quando o Imperador Claudio II proibiu a celebração de casamentos.

A justificativa do imperador era de que homens solteiros seriam melhores combatentes, visto que os casados já não queriam mais se arriscar.

Por defender o amor e a união dos casais perante Deus, São Valentim foi julgado e condenado à morte. A sua execução foi realizada em 14 de fevereiro de 269 d.C.

5 dicas especiais para o Dia dos Namorados

1. Jantar romântico
Combinem um jantar em algum restaurante que ambos gostem. Ou então, preparem juntos um prato especial para celebrar o amor nesse dia.

2. Quiz do amor
Organize um jogo com perguntas e respostas sobre a relação. A ideia é que seja divertido e romântico. Quem perder pode cumprir uma tarefa no dia seguinte, como preparar o jantar, por exemplo.

3. Caixa-surpresa para o seu amor
Que tal fazer você mesmo o presente para o seu amor? É super original e certamente será uma surpresa e tanto!

Você pode decorar uma caixa bem bonita e colocar dentro bilhetinhos, bombons e outras guloseimas, fotos e pequenas coisas que remetam ao amor e companheirismo de vocês. Use a criatividade!

4. Organize um piquenique romântico
Se o dia estiver ensolarado e bonito, aproveite para organizar com seu amor um piquenique só vocês dois. O ideal é que seja em um lugar ao ar livre, mas com sombra. Escolha o final da tarde, assim vocês também podem curtir um lindo pôr do sol.

5. Espalhe mensagens de amor pela casa
Se você mora junto com seu companheiro(a), surpreenda-o com bilhetinhos carinhosos pela casa. Pode ser em lugares improváveis, como na gaveta de meias, no armário do banheiro ou até mesmo no carro.

Filmes românticos

Fizemos uma lista de bons filmes pra assistir coladinho com seu amor. Confira:

Casamento Grego (Joel Zwick, 2002)
A Dama e o Vagabundo (animação Disney, 1955)
Dirty Dancing, Ritmo Quente (Emile Ardolino, 1987)
Simplesmente Amor (Richard Curtis, 2003)
Moulin Rouge (Baz Luhrmann, 2001)
Sr. e Sra. Smith (Doung Liman, 2005)
Amizade Colorida (Will Gluck, 2011)
Como se Fosse a Primeira Vez (Peter Segal, 2004)
Eu Odeio o Dia dos Namorados (Nia Vardalos, 2009)

>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 


Deixe seu comentário