Redução do preço de combustíveis começa a ser votada nesta segunda-feira (13/6) | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
BRASIL
Redução do preço de combustíveis começa a ser votada nesta segunda-feira (13/6)
O Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/2022 estabelece um teto para cobrança de ICMS.
REDAÇÃO GCMAIS COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA SENADO
Postado em 13 de junho de 2022
Redução do preço de combustíveis começa a ser votada nesta segunda-feira (13/6)
Foto: Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, convocou uma sessão extraordinária de Plenário para 14h desta segunda-feira (13/6). Na pauta, estão duas propostas relativas a combustíveis, uma sobre preço e outra sobre produção. O Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/2022, que estabelece um teto para cobrança de ICMS, e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/2022, que estimula a competitividade dos biocombustíveis em relação aos concorrentes fósseis.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O PLP 18/2022 será o primeiro item a ser votado. O projeto define que combustíveis — assim como energia, transportes coletivos, gás natural e comunicações — são bens essenciais e indispensáveis. Com isso, os governos estaduais não podem cobrar acima de 17% de ICMS.

O imposto incide sobre a circulação de mercadorias e sobre a prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação. Constitui a mais importante fonte de arrecadação dos estados, que são obrigados a repassar 25% da arrecadação aos municípios.

Leia mais | Trabalhadores poderão sacar até R$ 1 mil de contas do FGTS

O relator, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), já apresentou sua primeira versão de voto em Plenário, mas ainda tem que analisar as emendas, que podem ser apresentadas até 12 horas. Trinta e duas sugestões foram apresentadas até a manhã desta segunda-feira.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Deixe seu comentário