Ícone do site Portal GCMAIS

Encontro de Lula a porta fechadas com chanceler chinês em Fortaleza termina sem declarações

Encontro de Lula a porta fechadas com chanceler chinês em Fortaleza termina sem declarações

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Terminou sem declarações ou detalhes o encontro a porta fechadas entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o chefe da diplomacia da China, Wang Yi. A conversa durou 50 minutos e aconteceu na Base Aérea de Fortaleza por volta das 17h, após a cerimônia de início da construção do campus do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) que será instalado na capital cearense.

Antes de voar para o Nordeste, Wang já tinha se reunido com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em Brasília. Na ocasião, o Brasil reiterou sua posição favorável à política de “uma só China” e contrária à independência de Taiwan, ilha que Pequim considera uma província rebelde e parte inseparável de seu território.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Ainda na reunião com Vieira, foi assinado um termo que estende o prazo da validade do visto entre Brasil e China de 5 para 10 anos, com o objetivo de impulsionar viagens de negócios e turismo.

Durante o encontro, o chinês também afirmou que deve viajar ao Brasil em novembro para a reunião da cúpula do G20, no Rio de Janeiro. O Brasil ocupa a presidência rotativa do grupo neste ano e deve aproveitar a ocasião para colocar em pauta sua agenda de reformas da governança global, em particular de instituições como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional(FMI)

Publicidade

Leia também | Após ser ultrapassada pela Índia, população da China volta a cair em 2023

Sair da versão mobile