País registrou 187 mil casos nas seis primeiras semanas epidemiológicas, com 1.127 óbitos
Pós-Carnaval e novas variantes podem provocar nova onda de casos de covid-19
O fim das festas de carnaval e a explosão dos casos de dengue em vários estados pode ocasionar uma nova onda de crescimento de casos de covid-19, alertam especialistas. Dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) na última quinta-feira (15), apontam uma curva ascendente de casos de Covid-19. Segundo o levantamento, o país registrou 187 mil casos nas seis primeiras semanas epidemiológicas, com 1.127 óbitos confirmados.

“A gente percebe um aumento, não muito grande de casos, mas que temos que acompanhar. A covid, diferentemente da dengue, se converte em muito mais internações e mortes. O impacto do carnaval, a gente vai verificar em uma ou duas semanas, vamos ver se vai ser importante na aceleração do número de casos”, avalia o presidente do Conass, Fábio Baccheretti, secretário da Saúde de Minas Gerais em entrevista ao jornal Correio Braziliense.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Segundo ele, o carnaval tem uma vantagem, pois, apesar de ter aglomeração, é uma festa de rua, ocorrendo em locais abertos, o que reduz a transmissão da doença. Entretanto, ele reconhece que as novas variantes da ômicron são mais contatiosas, mas aponta que a vacinação vem ajudando no bloqueio de uam nova onda como as que aconteceram na pandemia.
Autotestes
Especialistas apontam ainda que o número de casos de covid ainda deve ser bem maior do que o registrado nas estatísticas governamentais. Isso porque muitos pacientes recorrem a autotestes e, sem complicações, permanecem em casa sem comunicar o diagnóstico.
Leia também | Covid-19: R$ 17 bi em recursos paralisados serão investidos na saúde
Segundo o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), Renato kfouri, com a mortalidade se concentrando mais entre os idosos e pessoas com comorbidades, é entre as crianças não vacinadas que se concentra uma das mairoes taxas de hospitalização.

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Michelle publica nas redes saída de Bolsonaro de centro cirúrgico

Anvisa aprova primeira vacina contra Chikungunya, do Instituto Butantan

Lula publica MP que mantém isenção do Imposto de Renda a quem ganha até dois salários mínimos
