Alerta

Pós-Carnaval e novas variantes podem provocar nova onda de casos de covid-19

País registrou 187 mil casos nas seis primeiras semanas epidemiológicas, com 1.127 óbitos

Compartilhe:
17 de fevereiro de 2024
Luciano Augusto

O fim das festas de carnaval e a explosão dos casos de dengue em vários estados pode ocasionar uma nova onda de crescimento de casos de covid-19, alertam especialistas. Dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) na última quinta-feira (15), apontam uma curva ascendente de casos de Covid-19. Segundo o levantamento, o país registrou 187 mil casos nas seis primeiras semanas epidemiológicas, com 1.127 óbitos confirmados.

Pós-Carnaval e novas variantes podem provocar nova onda de casos de covid-19
Foto: Reprodução

“A gente percebe um aumento, não muito grande de casos, mas que temos que acompanhar. A covid, diferentemente da dengue, se converte em muito mais internações e mortes. O impacto do carnaval, a gente vai verificar em uma ou duas semanas, vamos ver se vai ser importante na aceleração do número de casos”, avalia o presidente do Conass, Fábio Baccheretti, secretário da Saúde de Minas Gerais em entrevista ao jornal Correio Braziliense.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Segundo ele, o carnaval tem uma vantagem, pois, apesar de ter aglomeração, é uma festa de rua, ocorrendo em locais abertos, o que reduz a transmissão da doença. Entretanto, ele reconhece que as novas variantes da ômicron são mais contatiosas, mas aponta que a vacinação vem ajudando no bloqueio de uam nova onda como as que aconteceram na pandemia.

Autotestes

Especialistas apontam ainda que o número de casos de covid ainda deve ser bem maior do que o registrado nas estatísticas governamentais. Isso porque muitos pacientes recorrem a autotestes e, sem complicações, permanecem em casa sem comunicar o diagnóstico.

Leia também | Covid-19: R$ 17 bi em recursos paralisados serão investidos na saúde

Segundo o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), Renato kfouri, com a mortalidade se concentrando mais entre os idosos e pessoas com comorbidades, é entre as crianças não vacinadas que se concentra uma das mairoes taxas de hospitalização.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.