PROGNÓSTICO

Ceará tem 50% de probabilidade de receber chuvas abaixo da média de fevereiro a abril, segundo Funceme

Os dados são do prognóstico meteorológico divulgado, nesta quarta-feira (20), pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos

Compartilhe:
20 de janeiro de 2021
Antonio A. F. dos Santos

O Ceará tem 50% de probabilidade de receber chuvas abaixo da média histórica de fevereiro a abril de 2021. Os meses compreendem a maior parte da quadra chuvosa do Estado. O prognóstico foi divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), na manhã desta quarta-feira (20), em coletiva de imprensa virtual.

Ceará tem 50% de probabilidade de receber chuvas abaixo da média de fevereiro a abril, segundo Funceme
Foto: Jonas Viana/GCMAIS

Segundo a Funceme, o Estado possuí 40% de chances de precipitações dentro da normalidade e ainda 10% acima da média nos próximos três meses.

Para o centro-sul, são esperadas anomalias negativas e, no extremo noroeste, anomalias positivas, no período entre fevereiro e abril.

O presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, disse durante a apresentação do prognóstico que as chuvas no Ceará são influenciadas pela temperatura nas águas do Oceano Atlântico: “Quando as águas do Oceano Atlântico ficam mais aquecidas ao norte, a confluência dos ventos fica também mais ao norte. Isso significa que não trazem umidade para a região do Ceará”.

Já o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, afirmou que os dados do prognóstico apontam a economia no uso da água. “Se essas chuvas caírem de forma concentrada no tempo, podemos ter fluxo de água nos rios e algum aporte aos reservatórios. Mas, o que o prognóstico nos leva é termos uma maior parcimônia no uso da água e no controle da liberação dos nossos reservatórios, sobretudo nas regiões do Centro Sul do Estado”, afirma.

Média histórica de chuvas no Ceará:

  • Fevereiro: 118,6 mm
  • Março: 203,4 mm
  • Abril: 188 mm
  • Maio: 90,6 mm

Veja vídeo

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.