Desde março do ano passado, quando a pandemia de covid-19 impôs que aglomerações fossem proibidas, o setor de eventos vem passando por sérias dificuldades. Isso porque algumas atividades, mesmo após a reabertura do comércio, não puderam retornar porque necessitam de público.
Leia também | Websérie cearense utiliza relatos de homofobia para construção de narrativas
Diante desse cenário, o Governo do Ceará divulgou na última terça-feira (16) que vai lançar um auxílio de R$ 1 mil para cerca de 10 mil profissionais do setor de eventos no estado. O anúncio foi feito através de uma live nas redes sociais.
Anunciei há pouco uma série de medidas para apoiar o setor de eventos, um dos mais afetados durante essa pandemia da Covid. São elas: pic.twitter.com/3sb1Rg9d8S
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) February 16, 2021
“É uma proposta do Governo do Estado que atende uma demanda dos trabalhadores que foram afetados no contexto de pandemia”, diz o secretário da Cultura do Ceará Fabiano Piúba.
O titular da pasta ressaltou ainda que o auxílio é voltado para um grupo específico de profissionais que foram mais prejudicados durante esse período de distanciamento social. Técnicos de som, luz, imagem e montagem dos palcos são a prioridade. Mas também devem ser beneficiados os músicos, humoristas, artistas de rua e artistas circenses.
Esse valor será pago em duas parcelas de R$ 500. Para receber o dinheiro, é preciso se inscrever através de um cadastro no Mapa Cultural do Ceará, plataforma da Secretaria da Cultura. O processo deve ser simples, através de uma autodeclararão, como foi feito no pedido do auxílio na Lei Aldir Blanc.
Leia também | Novo auxílio emergencial deve ser pago a quase 40 milhões
Segundo Piúba, a opção do cadastro ainda não foi disponibilizado na plataforma, mas já está sendo preparado.
“Esse cadastro ainda não teve início, será por meio do Mapa Cultural do Ceará que é a plataforma oficial do Governo do Estado. Não vale nenhuma outra plataforma que não seja essa da Página da Secretaria da Cultura”, destaca o secretário. Ele adiciona que todas as informações sobre o cronograma de inscrição serão disponibilizadas nas páginas oficiais da Secretaria da Cultura.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<