Camilo Santana, governador do Ceará, anunciou novos investimentos para a Segurança Pública. Em transmissão nas redes sociais nesta segunda-feira (22), o líder do Executivo afirmou que, entre as novidades, está a inclusão de vagas para profissionais de saúde mental no próximo concurso da Polícia Militar.
“Há uma reclamação muito forte da categoria, aliás de todas as áreas [da Segurança], sobre apoio psicológico aos nossos profissionais. Nós já fizemos a contratação temporária desse serviço e vamos colocar um serviço permanente através de concurso público”, afirmou.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
De acordo com estimativas da Associação de Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (Aspramece), entre 2015 e 2019, cerca de 5.188 policiais militares foram afastados para tratamentos psiquiátricos. A cada ano, são cerca de mil afastamentos. O trabalho de acolhimento é realizado pela Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Leia mais | Mapa interativo indica locais para atendimentos em saúde mental
Especialista explica cuidados com saúde mental de crianças e adolescentes
Investimentos
O governador agradeceu o empenho dos profissionais de todas as forças de segurança durante a pandemia. “Não podemos deixar [de lado] todas as áreas do governo que atendem a serviços importantes da sociedade e a segurança é uma delas”, justificou.
Além das vagas para profissionais de saúde mental no próximo concurso, Camilo Santana afirmou que o Estado deve adquirir novos equipamentos como viaturas, motocicletas, coletes balísticos e munições. Em Fortaleza e nos municípios do interior, o governo prevê a reforma e instalação de novas delegacias, quartéis e unidades da Perícia Forense do Ceará (Pefoce).
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<
“A minha determinação é que todas as obras de segurança pública estejam em perfeitas condições para dar suporte operacional para toda nossa equipe”, detalha.