PANORAMA DA PANDEMIA

Taxa de ocupação das UTIs no Ceará já passou dos 90%

A proposta do Governo do Estado é expandir, rapidamente, a quantidade de leitos para covid-19 no Ceará

Compartilhe:
22 de fevereiro de 2021
Márcia Catunda

A segunda onda da covid-19 vem levando cada vez mais pessoas aos hospitais, em um cenário que lembra o que foi visto em 2020.

Taxa de ocupação das UTIs no Ceará já passou dos 90%
Foto: Governo do Ceará

Em 20 dias, entre os dias 1º e 21 de fevereiro, a lotação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no Ceará cresceu em 8%. Atualmente, 91,08% dos leitos de todo o Estado estão ocupados. Esse valor é tão alto e alarmante quanto no pior momento da pandemia em 2020, quando essa mesma taxa passou dos 90%.

Nas enfermarias, o crescimento foi ainda maior. O aumento da ocupação no mesmo período de tempo foi de 13,78%. No último domingo (21), o estado apresentava 67,53% das vagas de enfermaria já ocupadas.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A grande diferença no cenário de 2020 para o que se apresenta hoje é que, apesar do crescimento rápido no número de pacientes, atualmente o Ceará está com um número menor de UTIs disponíveis para covid-19 do que esteve em outro momento. Por isso, o Governo vem realizando uma verdadeira corrida para conseguir mais leitos para a população nos próximos dias.

A proposta é que, até março, mil novos leitos exclusivos para covid-19 sejam abertos no estado. No fim de semana, o Sistema Hapvida anunciou que está cedendo uma ala da enfermaria de um dos seus hospitais para ser usada pela Secretaria da Saúde do Ceará. Já na rede pública, o Frotinha da Messejana também expandiu a capacidade de atendimento dos pacientes internados com covid-19, ganhando 62 leitos exclusivos para esse público.

“Temos feito todos os esforços possíveis para acolher e proteger nossos irmãos e irmãs cearenses. Mas reforço que a abertura de leitos tem um limite. Até pelo esgotamento dos profissionais de saúde, que têm se dedicado ao máximo”, alerta o governador Camilo Santana.

Alerta alto ou altíssimo de transmissão

Dos 184 municípios cearenses, 167 estão em situação de alerta alto ou altíssimo para a transmissão da covid-19. É isso que indica o IntegraSUS, plataforma da Secretaria de Saúde do Ceará que divulga informações sobre a situação da pandemia no estado. Esses dados são da semana epidemiológica entre os dias 7 e 20 de fevereiro.

Segundo a plataforma, apenas 17 municípios estão em situação de alerta moderado. Já entre os que estão em alerta altíssimo, que é quando a transmissão da covid-19 está mais intensa, estão cidades com Fortaleza, Caucaia, Aquiraz, Aracati, entre outros.

No mapa é possível perceber que apenas um pequeno grupo de municípios está com uma situação moderada da pandemia. | Foto: Reprodução / IntegraSUS

Apesar da incidência de casos de infecções estar em uma tendência crescente, o que ainda pode ser considerado uma boa notícia é que, neste momento, a taxa de letalidade ainda é baixa. No pior momento da pandemia, em 2020, esse valor chegou a ser de 6,6%. Agora, o número ainda é de 1,3% com tendência a se manter estável.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.