O município de Palhano, 127 km de Fortaleza, está em lockdown. O decreto municipal mais recente cita o crescente número de casos confirmados de coronavírus para justificar o isolamento rígido. Com isso, sobe para quatro o total de cidades cearenses que já aderiram às medidas mais severas contra a pandemia. Santa Quitéria, Mombaça e Meruoca já haviam anunciado a adesão.
“O cenário exige medidas mais rígidas diante da gravidade da situação. Vale ressaltar que o nosso município sempre sinalizou em seguir o decreto estadual proposto pelo nosso governador. Porém, nesse momento tivemos que ir além das medidas sugeridas, intensificar algumas como o lockdown para os serviços não essenciais, sempre visando reduzir a aglomeração de pessoas”, diz a nota divulgada pela Prefeitura de Palhano.
O município conta com uma unidade exclusiva para receber pacientes com síndrome gripal. Além disso, prepara a instalação de um ambulatório Covid, como forma de reduzir os casos da doença.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
De acordo com o Integrasus, Palhano se encontra em nível “altíssimo” para transmissão de novos casos de coronavírus. No acumulado da pandemia, o município já registrou 530 casos confirmados e nove mortes pela doença. Somente nos dois primeiros meses de 2021, foram 281 diagnósticos positivos e três mortes.
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<
Decreto estadual
Embora o Governo do Ceará evite falar sobre lockdown, os municípios cearenses têm liberdade para decidir sobre a adoção de medidas mais restritivas, considerando a situação epidemiológica da cidade, conforme prevê o decreto estadual.
“No âmbito da política de regionalização do isolamento social no Estado, recomenda-se aos municípios cearenses com dados epidemiológicos e assistenciais mais preocupantes da COVID-19 a adoção de medidas mais rigorosas no controle do avanço da doença, a exemplo da instalação de barreiras sanitárias na entrada e saída da localidade.
§ 1° No combate à COVID-19, os municípios cearenses não poderão:
I – adotar medidas de isolamento social menos restritivas do que as estabelecidas neste Decreto;
II- proceder à liberação de outras atividades econômicas e comportamentais diferentes daquelas autorizadas nas respectivas localidades, nos termos deste Decreto.§ 2° O Estado, por seus órgãos competentes, prestará aos municípios o apoio necessário para a implementação do isolamento social previsto na forma deste artigo.
Lockdown
Santa Quitéria e Mombaça anunciaram o lockdown no último dia 24 de fevereiro. Os anúncios foram feitos durante a noite com transmissão nas redes sociais para a população. Em seguida, Meruoca também fez o anúncio em seguida.
Mombaça renovou o decreto de isolamento social rígido até domingo (7). Santa Quitéria e Meruoca devem manter as medidas até quinta (4) e sexta-feira (5), respectivamente.
Em entrevista ao Grupo Cidade de Comunicação, o titular da Secretaria da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, não descartou o lockdown em todo o Estado, embora tenha negado que exista algo definido sobre o assunto.