Ícone do site Portal GCMAIS

IBGE: atividades turísticas cresceram 1,8% em janeiro no Ceará

Com festas proibidas, empresários e turistas se articulam para o período de Carnaval

Foto: Decolar / Reprodução

Em janeiro de 2021, o índice de atividades turísticas do Ceará teve expansão de 1,8% frente à queda de 1,0% em dezembro de 2020. A expansão foi observada em nove de 12 estados do país, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE nesta terça-feira (9).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Entretanto, em comparação com janeiro do ano passado, o índice de volume de atividades turísticas no Ceará caiu 28,7%, décima primeira taxa negativa seguida, pressionado, principalmente, pela queda na receita de empresas que atuam nos ramos de restaurantes; transporte aéreo; hotéis; rodoviário coletivo de passageiros; agências de viagens; serviços de bufê; e locação de automóveis.

Leia mais | Setor de serviços abre 2021 com ligeira alta de 0,6%

No cenário nacional, a tendência de crescimento no período mantém destaque no Rio de Janeiro (4,4%), Rio Grande do Sul (11,4%) e Distrito Federal (10,4%). As retrações mais relevantes vieram de São Paulo (-1,7%), Goiás (-7,4%) e Minas Gerais (-3,1%).

Publicidade

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

As medidas contra a Covid-19, como o estímulo ao isolamento social, atingiram e forma mais intensa e imediata boa parte das atividades turísticas, segundo o IBGE, principalmente transporte – aéreo de passageiros, restaurantes e hotéis.

Sair da versão mobile