Uma grande fila de ambulâncias se formou nesta segunda-feira (15), no Hospital Municipal de Pacatuba. Pelo menos seis veículos estavam parados no entorno da unidade de atendimento. De acordo com a Secretaria de Saúde, as ambulâncias realizavam a transferência de pacientes para outros hospitais de referência ao tratamento de coronavírus. O registro acontece dias após uma festa clandestina ser encerrada por policiais militares em um sítio da cidade.
“Devido a ampliação dos leitos de UTI por parte do Estado, o município realizou as transferências que já estavam na central de regulação. O fato ocorreu hoje, por volta das 7:40h se estendendo até 11h. Para realizar a transferência dos pacientes, cada paciente é transportado por ambulâncias de forma individual, a fim de reduzir o risco de transmissibilidade da infecção. O procedimento segue o protocolo de Saúde”, diz a nota divulgada pela Prefeitura de Pacatuba.
Em entrevista à TV Cidade Fortaleza, familiares de pacientes internados no Hospital de Pacatuba informaram que as transferências, na verdade, aconteceram por falta de oxigênio na unidade. Algumas transferências, inclusive, aconteceram sem que os parentes fossem avisados. O município nega a versão.
Uma grande fila de ambulâncias se formou nesta segunda-feira (15), no Hospital Municipal de Pacatuba. Pelo menos seis veículos estavam parados no entorno da unidade de atendimento. #GCMAIS https://t.co/GMRID7KSpu pic.twitter.com/lG8OIe20aB
— GCMAIS (@gcmaisonline) March 15, 2021
De acordo com a Prefeitura de Pacatuba, o município conta com “13 pacientes aguardando transferência aos hospitais de referência do estado. Desse quantitativo são 8 pacientes de perfil UTI, sendo 3 entubados e outros 5 em enfermaria”. Nas últimas 24 horas, 13 pacientes foram transferidos. Outras mudanças devem acontecer nas próximas horas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Os pacientes são monitorados e seu quadro clínico é atualizado a todo momento. Além disso, a equipe técnica encontra-se em constante contato com a central de leitos para garantir, dentro da possibilidade, a transferência dos mesmos. Cabe ressaltar, que a todo momento, Pacatuba recebe, além dos residentes, pacientes de outras localidades, então há uma grande demanda que é rotativa”, completa a nota.
Leia mais | Em um ano, quase metade das mortes por covid-19 no Ceará aconteceram em Fortaleza
Pacatuba se encontra no nível mais crítico da pandemia. Com índice “altíssimo” de transmissibilidade da doença, o município acumula 3.420 casos confirmados e 111 óbitos por coronavírus. Ainda existem outros 283 pacientes aguardando o resultado dos exames.
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<
Apesar da situação, no último sábado (13), policiais encerraram uma festa clandestina em um sítio na zona rural do município. Cerca de 30 pessoas foram conduzidas para a Delegacia Metropolitana de Maracanaú, onde dois foram autuados. Um homem, que foi identificado como responsável pela festa, teve um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) registrado contra ele por descumprir o decreto estadual e colocar a vida de outras pessoas em risco.