Em 2021, Fortaleza registra um óbito domiciliar por covid a cada dois dias | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
UM ANO DE COVID
Em 2021, Fortaleza registra um óbito domiciliar por covid a cada dois dias
No total, 4,9% das mortes no Ceará aconteceram em residências e não nos hospitais
IURY FIGUEIREDO
Postado em 17 de março de 2021
Em 2021, Fortaleza registra um óbito domiciliar por covid a cada dois dias
Foto: Agência Brasil

Durante todo este ano de combate à pandemia de covid-19, o Ceará já registrou 12.466 mortes por conta da doença, segundo os dados do IntegraSUS da última terça-feira (16). Mas parte desses óbitos não aconteceram nos hospitais. No total, 610 pessoas não resistiram às complicações do vírus e morreram em casa, longe dos cuidados das equipes nas unidades de saúde.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Em Fortaleza, cidade com a maior taxa de óbitos domiciliares, foram 240 vidas que se encerraram em casa. Só nos primeiros 75 dias de 2021, 37 mortes aconteceram desta forma, o que dá, em média, um óbito a cada dois dias.

Leia também | Covid-19: Brasil volta a bater recorde com 2.842 mortes em 24 horas

Em todo o Ceará, no mesmo período, foram 89 mortes domiciliares. No total, 5% das mortes por covid-19 aconteceram em casa. As demais se dividem entre as redes públicas e privadas de saúde e os casos onde o local da morte não foi informado.

>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Confira o gráfico com o número de mortes por covid no Ceará de acordo com o local:

O primeiro caso de óbito domiciliar aconteceu em 25 de março de 2020, quando o estado ainda registrava apenas 5 mortes no total. Um mês depois, o número de mortes em casa saltou para 28. Em maio, esse valor saltaria para 270. No gráfico abaixo, é possível perceber a evolução dos números de óbitos entre março do ano passado e fevereiro de 2021.

Recuperação

Além das muitas histórias de perdas, o Ceará também possui diversos casos de vitórias no combate à covid. São 339.223 pessoas que já se recuperaram da doença desde março do ano passado. Só em 2021, 65.729 vidas conseguiram superar a doença em todo o estado.

Leia também | Camilo Santana sobe o tom contra fake news: “essas pessoas não amam o Ceará”

Algumas dessas pessoas, em especial nas situações mais graves, precisaram ser hospitalizadas para tratar os sintomas da covid. Com a ajuda dos médicos, enfermeiros e toda a equipe de saúde que está na linha de frente no combate à pandemia, 9.961 casos de pessoas nos hospitais conseguiram se recuperar. Só em Fortaleza, este número é 4.032.

 


Deixe seu comentário