O Ceará conta com 4.182 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19, sendo 3.023 de enfermaria e mais 1.159 leitos de UTI. Com o total de vagas, o Estado ultrapassou em mais de mil o número que tinha no pico da pandemia no ano passado.
Depois de entregar unidades de campanha no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) – 39 leitos, com previsão de expandir para 104 nos próximos dias –, 20 leitos no Hospital São José (HSJ), 40 leitos no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), 38 leitos no Hospital de Messejana (HM), e mais 60 novos leitos em anexos às UPAs da Praia do Futuro e Messejana, sendo em 30 cada unidade, o Estado iniciou a montagem em Sobral, anexa ao Hospital Regional Norte. Serão 60 novos leitos de enfermaria exclusivos para atender pacientes com a Covid-19.
Leia mais | Saiba tudo sobre a 2ª fase de vacinação em Fortaleza que começa nesta segunda-feira (22)
Divulgada lista dos idosos de 74 anos que serão vacinados em Fortaleza nesta segunda-feira (22)
Covid-19: Ministério da Saúde autoriza R$ 25 milhões em novos leitos de UTI no Ceará
Os equipamentos auxiliares de campanha contemplam vagas de enfermarias para Covid-19, e, como estão instalados em anexos ou vizinhos aos hospitais, possibilitam que a capacidade das unidades principais seja focada em atendimento para terapia intensiva. Dessa forma, as estruturas complementares podem possibilitar a ampliação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“É uma estrutura com todo padrão de hospital, com ar-condicionado, camas, farmácia, e conectada com o Hospital Regional Norte, para a gente poder aproveitar toda a estrutura local, alimentação, com a ligação do oxigênio, profissionais disponíveis, tudo para facilitar a logística de funcionamento”, explicou o governador Camilo Santana.
>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<
De acordo com Daniel Hardy Melo, diretor geral do Hospital Regional Norte de Sobral, os novos leitos devem “incrementar o atendimento aos pacientes vítimas de Covid-19 na Região Norte, que conta com 55 municípios. É importante a contribuição da população em relação à pandemia mantendo as recomendações de isolamento social, utilização de máscaras, higienização das mãos e o respeito aos decretos municipais e estaduais que estão sendo divulgados”, explica.